Conteúdo da Notícia

TJCE lança novo Plano Estratégico para aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado à população

Ouvir: TJCE lança novo Plano Estratégico para aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado à população

Garantir direitos e promover Justiça à sociedade é a principal missão do Poder Judiciário. Por isso, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elaborou o novo ‘Plano Estratégico TJCE 2030’, documento que traz uma série de iniciativas que serão implementadas nos próximos dez anos. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (09/04), durante evento virtual, transmitido ao vivo pelo canal do TJCE no YouTube.

A presidente da Corte, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, afirmou que o novo Plano é fruto de extenso trabalho realizado durante 12 meses e de forma participativa. Ela lembrou a criação do primeiro plano do TJCE, em 2007, e afirmou que o Poder Judiciário já obteve muitos ganhos com o crescimento da cultura da Gestão Estratégica. “Reconhecemos a necessidade de continuarmos potencializando ações estratégicas relacionadas à celeridade, à melhoria no atendimento ao público e à constante modernização da Justiça estadual”.

A magistrada considera o documento um marco para o Judiciário do Ceará. “Desenvolvido com a participação ativa dos mais diversos colaboradores do Tribunal, visa atingir de forma concreta as necessidades da sociedade, que precisa de um Judiciário cada vez mais eficiente, produtivo e efetivo nas soluções de conflitos. Um bom planejamento impulsiona a Instituição na direção correta, ajudando a antecipar-se às ameaças externas e aproveitar da melhor maneira possível seus pontos fortes”, observou.

A desembargadora ressaltou ainda que o Planejamento da Gestão 2021-2023 foi baseado no novo Plano Estratégico, que define diretrizes e descrever os projetos estratégicos que serão empreendidos na Gestão, “tomando como diretrizes centrais a transformação digital e a humanização”.

Para dar suporte à construção do Plano, o Tribunal de Justiça, em parceria com o Instituto Publix, lançou o “Programa de Gestão Estratégica”, orientada pelos resultados que visam fortalecer as competências necessárias aos magistrados, servidores e demais colaboradores para a elaboração do referido planejamento.

TRABALHO EM CONJUNTO
Os principais pontos do Plano, como missão, visão e valores, além do passo a passo para sua produção, foram apresentados pela secretária de Planejamento e Gestão do Tribunal, Camila Alencar. Ela reconheceu o esforço dos participantes na preparação do novo documento, que foi construído de forma virtual e contou com o engajamento de todos.

Celeridade, efetividade, transparência, diálogo com a sociedade, acessibilidade, inovação, excelência nos trabalhos, ética, humanização e sustentabilidade são os principais valores inseridos na Estratégia do TJCE.

O Plano foi elaborado após a realização de 13 oficinas colaborativas, divididas em três etapas: Diagnóstico e análise organizacional, Formulação Estratégica e Alinhamento Estratégico, com a participação de mais de 50 integrantes, entre magistrados de 1º e 2º Graus e servidores, cujas deliberações foram validadas pela Presidência e Vice-Presidência do TJCE, Corregedoria-Geral da Justiça, Esmec, juízes auxiliares e as Superintendências Administrativa e Judiciária.

PALESTRA
Durante a solenidade de lançamento, houve ainda a palestra “Desafios na execução da estratégia”, ministrada por Gilberto Porto Barbosa, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele abordou os principais obstáculos para a execução da estratégia, como engajar as equipes com a estratégia, o processo de comunicação da estratégia e a contribuição de cada servidor para o sucesso da organização. O palestrante já prestou consultoria para diversas instituições públicas nacionais e organismos internacionais. “É fundamental sair da rotina e executar projetos diferentes, inovando a forma de gerenciar o dia a dia para executar um melhor planejamento estratégico”.

Para visualizar a solenidade de lançamento clique aqui.