Conteúdo da Notícia

TJCE em Podcast conversa com psicólogo do Tribunal sobre saúde mental

Ouvir: TJCE em Podcast conversa com psicólogo do Tribunal sobre saúde mental

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o dia mundial de prevenção ao suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. 

Com o slogan “Você Não Está Só”, o Tribunal de Justiça do Ceará também aderiu à campanha. Desde o primeiro dia deste mês, o público encontra em nossas redes sociais uma série de publicações sobre como identificar sinais de depressão e ansiedade e como pedir ajuda.

No TJCE em Podcast desta semana, conversamos com o psicólogo José Carlos Xavier, que atua na coordenadoria de saúde ocupacional do Tribunal. Entre outras coisas, ele discorreu sobre as consequências da pandemia para a saúde mental, recomendações de como empresas, instituições e escolas podem lidar com o retorno presencial, tabus e mitos relacionados à depressão, além  de responder, ainda, às perguntas enviadas pelos seguidores no Instagram.

Para o especialista, não falar sobre saúde mental é uma questão cultural. As famílias não pensam sobre o tema. “Crescemos e somos pessoas que não conseguimos lidar com perdas, e neste momento, inclusive, que estamos convivendo com a pandemia”. 

SAIBA MAIS
No Brasil, são mais de 13 mil suicídios por ano, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria. Quase 97% estão relacionados a transtornos mentais. A depressão sai na frente, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Empatia e informação são fundamentais para evitar novos casos. 

No Ceará, de acordo com dados da plataforma Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde, de janeiro a agosto deste ano, 378 cearenses cometeram suicídio. Mais de 80% desse total é do sexo masculino e a maioria com idades entre 20 e 50 anos. Houve um pequeno aumento em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 367 casos.

Para pedir ajuda, acesse os canais:

– Centro de Valorização da Vida (CVV)
188

– Plantão Psicológico ProVida
WhatsApp: (85) 98439.0647
Telegram: @plantaocoronavirus

– Acolhimento Multiprofissional para Trabalhadores de Saúde
cerest@cerest.ce.gov.br
(85) 3101.5343

– Acolhimento para servidores do TJCE
atendimentosaude@tjce.jus.br