Conteúdo da Notícia

TJCE e parceiros lançam nesta quarta-feira campanha contra abuso sexual de mulheres

TJCE e parceiros lançam nesta quarta-feira campanha contra abuso sexual de mulheres

Ouvir: TJCE e parceiros lançam nesta quarta-feira campanha contra abuso sexual de mulheres

A campanha contra o abuso sexual de mulheres será lançada, nesta quarta-feira (29/11), às 10h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza. No primeiro momento, a mobilização será realizada no sistema de transporte coletivo da Capital, no qual transitam grande quantidade de passageiros todos os dias.
Das 9h às 12h, haverá mobilização da equipe do Juizado da Mulher nos terminais da Parangaba e do Papicu, com distribuição de panfletos e orientações sobre o abuso. Em todos os terminais, profissionais do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) utilizarão adesivo relacionado à campanha. Já os 2.400 coletivos de Fortaleza circularão com cartazes alertando sobre o assédio e a necessidade de se denunciar.
Terá, ainda, divulgação nos ambientes internos, eventos, sites, programas de TV e rádio, jornais e redes sociais das instituições parceiras, além de seis outdoors espalhados estrategicamente em vias de grande circulação nos bairros Antônio Bezerra, Barra do Ceará, Messejana, Cambeba, Castelão e Papicu.
As ações começam nesta quarta-feira, mas sem prazo de término porque o objetivo é torná-las permanentes e levá-las para outros segmentos da sociedade. O TJCE tomou como base o projeto que teve à frente o Tribunal de Justiça de São Paulo para alertar sobre o abuso nos transportes públicos da Capital paulista.
IMPORTÂNCIA DA INICIATIVA
No Ceará, a iniciativa faz parte da “Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, realizada anualmente de 20 de novembro a 10 de dezembro, no mundo todo. A preocupação se justifica porque, segundo pesquisa do Datafolha, de 2015, os ambientes onde mais ocorrem assédio contra o sexo feminino são ônibus, trens e metrôs.
Segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 1.293 ocorrências de crimes sexuais contra mulheres. Os dados são referentes a atentado violento ao pudor, estupro (inclusive de vulnerável) e exploração sexual de menor de idade.
PARCEIROS
TJCE
Sindiônibus
Prefeitura de Fortaleza: Gabinete do Prefeito, Empresa de Transporte Urbano e Guarda Municipal
Governo do Estado: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e SSPDS (Polícias Civil e Militar)
Câmara Municipal de Fortaleza
Ministério Público do Ceará
Defensoria Pública do Ceará
Bandeirantes Mídia Exterior
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Universidade de Fortaleza (Unifor)
Centro Universitário Christus (Unichristus)
Centro Universitário Estácio
Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7)
Centro Universitário Farias Brito (FBUni)
D&E Entretenimento
Associação Cearense de Magistrados
Associação dos Defensores Públicos do Ceará
Conselho Cearense dos Direitos da Mulher
Serviço Social do Trasporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trasporte (Sest/Senat)
SERVIÇO
Evento: lançamento da campanha contra o abuso sexual de mulheres
Data: quarta-feira (29/11), às 10h
Local: Tribunal de Justiça do Ceará, bairro Cambeba, em Fortaleza