Conteúdo da Notícia

TJCE e Instituto Venelouis Xavier iniciam ciclo de palestras sobre prevenção de drogas

TJCE e Instituto Venelouis Xavier iniciam ciclo de palestras sobre prevenção de drogas

Ouvir: TJCE e Instituto Venelouis Xavier iniciam ciclo de palestras sobre prevenção de drogas

A Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana recebeu a primeira palestra promovida pelo projeto “Amor à Vida, Crack Não”, nessa terça-feira (15/04). A iniciativa é do Instituto Venelouis Xavier Pereira, em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Assessoria de Cerimonial.

Na ocasião, o juiz Francisco Jaime de Medeiros Neto, titular da 4ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, falou sobre os “Desafios da Juventude no Século XXI”, como o enfrentamento às drogas. O magistrado destacou que muitas vezes os jovens passam por momentos de instabilidade e acabam sendo atraídos às experimentações, que podem ser perigosas.

Em seguida, a psicóloga Marília Barreira explanou sobre prevenção de drogas. Ela afirmou que a dependência química ocorre de forma muito rápida, “normalmente o uso está associado às emoções, mas existem fatores protetivos, como a família e a educação, que podem ajudar a evitar os vícios”.

Os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento do ex-empresário Jorge Damasceno. Ele disse que conseguiu na família as forças para deixar de usar drogas. Dependente químico em recuperação, ele iniciou com álcool, aos treze anos, até chegar à cocaína, dez anos depois. “Muita gente pensa que bebida, maconha, crack, cocaína, e outras drogas não matam. Viciam e matam. Os meus caminhos foram todos desviados. A prevenção, se houvesse na minha época, talvez eu não tivesse caído. Hoje eu evito lugares e hábitos antigos, para não regredir”.

A aluna Maria Beatriz, do 1º ano do Ensino Médio, ficou emocionada com o depoimento. A adolescente, de 14 anos, acredita que iniciativas como essa são importantes para afastar os jovens das drogas.

APOIO

A diretora institucional do Jornal O Estado, Solange Palhano, apoia o projeto há dois anos por meio da publicação de artigos e fascículos sobre as drogas. Presente ao evento, Solange disse que o novo ciclo de visitas às escolas é fundamental no combate ao vício. “É importante investir em prevenção, e o Tribunal de Justiça, que já fazia essas visitas, também abraçou a causa”.

A palestra contou ainda com a participação do diretor do Liceu de Messejana, professor Francisco Oélio Pinheiro.

INSTITUTO

A parceria entre o Tribunal de Justiça e o Instituto Venelouis Xavier Pereira foi firmada em dezembro do ano passado, quando o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, se comprometeu a apoiar a elaboração e a execução do projeto “Amor à Vida, Crack Não”.

Além do Judiciário, a iniciativa de combate ao uso de drogas ilícitas conta com o apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).

A entidade social também promove projetos educativos nas áreas de meio ambiente e adoção. Todas as atividades da instituição são desenvolvidas em parceria com o jornal O Estado.