Conteúdo da Notícia

TJCE apresenta projeto “Genoma da Justiça” no V Encontro Nacional da Justiça Estadual

TJCE apresenta projeto “Genoma da Justiça” no V Encontro Nacional da Justiça Estadual

Ouvir: TJCE apresenta projeto “Genoma da Justiça” no V Encontro Nacional da Justiça Estadual

O projeto “Genoma da Justiça”, executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi apresentado nesta quinta-feira (16/08), durante o V Encontro Nacional da Justiça Estadual, em Brasília. Segundo o titular da pasta, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, o objetivo da iniciativa é detalhar as relações entre os processos de trabalho que permeiam o Judiciário estadual e a efetiva entrega de valor à sociedade.
Liderado pelo TJCE, por meio do Escritório de Processos de Trabalho da Seplag, o projeto é executado em parceria com os oito tribunais do nordeste, e, pela primeira vez, foi tratado em âmbito nacional. Nessa apresentação, os demais tribunais do país conheceram o que está sendo feito em relação à Gestão por Processos e os resultados já alcançados.
Também representam o Judiciário cearense no evento o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Francisco Luciano Lima Rodrigues; a gerente de Informações Estratégicas da Seplag, Kátia Michelle Matos de Oliveira; e a diretora-geral da Corregedoria-Geral de Justiça do Ceará, Rafaella Lopes Ferreira.
O encontro, realizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), conta com a participação de magistrados e servidores dos 27 Tribunais Estaduais, que compõem a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. O intuito é discutir e consolidar as propostas de Metas Nacionais da Justiça Estadual para 2019.
REDE DE GOVERNANÇA COLABORATIVA
Instituída por meio da Portaria nº 138 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário tem o objetivo de ampliar a gestão estratégica do Poder Judiciário. Por meio dela, cada segmento da Justiça poderá acompanhar e participar ativamente da definição das diretrizes do Judiciário nacional, além de realizar o monitoramento e a divulgação dos resultados.
Formada por representantes do CNJ, dos tribunais superiores, conselhos federais e um representante eleito coordenador de cada segmento, a Rede é composta pelos seguintes órgãos: Comitê Gestor Nacional; Comitês Gestores dos Segmentos de Justiça e Subcomitês Gestores.