Conteúdo da Notícia

Titular do Juizado da Mulher orienta sobre crime de importunação sexual nos períodos de folia

Titular do Juizado da Mulher orienta sobre crime de importunação sexual nos períodos de folia

Ouvir: Titular do Juizado da Mulher orienta sobre crime de importunação sexual nos períodos de folia


Nos períodos de folia (pré-carnaval e carnaval), um assunto ainda ganha destaque: a importunação sexual contra a mulher. Por isso, a nova edição do TJCE em Podcast traz esclarecimentos e debate esse tema, que é crime previsto na lei nº 13.718, de setembro de 2018.
Para conhecer mais sobre, a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, explica como as vítimas devem denunciar, a pena estabelecida nesses casos e o que mudou com o novo projeto de lei.
“Os homens acham que esses períodos de folia, principalmente, legitimam a violência contra mulher. Eles confundem liberdade com libertinagem. Esse comportamento precisa ser evitado”, disse a magistrada. Ela acrescenta que além da importunação sexual, o estupro também é um grave crime cometido durante os eventos carnavalescos.
CAMPANHA
O Juizado também lançou uma campanha de combate à violência contra a mulher, que conta com a distribuição de leques educativos que exemplificam os tipos de violência e os números de telefone para denúncia, em pontos de grande circulação da Capital. Além disso, lançou a marchinha “Não perca o ritmo, acerte o passo”, de autoria de Jord Guedes, Paula Bessa e Mona Mendes, que concorre no concurso de marchinhas do shopping Benfica.
Ouça a marchinha:

O TJCE em Podcast também pode ser acessado pelos aplicativos Spotify e Google Podcasts, com uma nova edição todas as quintas-feiras. Escute aqui.
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
O crime de importunação sexual, definido pela Lei 13.718, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão.