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Telejustiça atende mais de 450 mil consultas

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23.12.2009 polícia
O serviço de Telejustiça do Fórum Clóvis Beviláqua atendeu mais de 450 mil pessoas, um crescimento de 9,65% em relação ao ano passado, de acordo com a pesquisa realizada pela recepção do setor. Nesse atendimento constam todas as informações com relação aos processos, podendo a população saber qual o andamento das ações judiciais pelo site, telefone ou na recepção do Fórum, explicou o coordenador do Telejustiça, Nelson Ricardo de Moraes.
O coordenador comentou que o aumento no número de pessoas atendidas representa uma maior sintonia entre as secretarias. ?Nós trabalhamos com todas as secretarias que nos passam todas as informações com mais rapidez. Com isso, as pessoas estão confiando mais e assim cresce o número de consultas?, contou.
APROXIMAÇÃO
O objetivo do serviço é fazer uma aproximação entre a população e o Poder Judiciário. Segundo a enquete, 57% dos acessos no Telejustiça são das partes processuais ou cidadãos e 43% são advogados, que fazem a busca dos escritórios de advocacia. Por dia são atendidas mais de mil ligações, sendo que cada pessoa só pode realizar três perguntas. ?Nós limitamos o número de questionamentos para atendermos a demanda. Na recepção, por exemplo, cada um pode realizar no máximo cinco perguntas, isso se existir uma fila. Assim também funciona o autoatendimento, se existir pessoas esperando quem estiver utilizando o computador poderá ficar por meia hora?, frisou Ricardo de Moraes.
O número de pessoas que não esperavam o atendimento porque encontravam as linhas da central ocupadas caiu consideravelmente: de 114.646, em 2008, para 12.708, em 2009. A cada mil consultas feitas neste ano,725 foram respondidas satisfatoriamente.
A grande demanda, de acordo com Nelson, ainda é pelo telefone representando quase 95% dos atendimentos, sendo assim mais 369 mil pessoas. Em segundo lugar está a recepção do Fórum que presta serviço a 72. 694 populares. Ainda tem o autoatendimento, que consiste em uma sala na sede do Telejustiça, no Fórum Clóvis Beviláqua, que contém sete computadores para que possam acessar o site do Tribunal de Justiça.
INTERAÇÃO PELO ENDEREÇO ELETRÔNICO
O Telejustiça ainda tem um endereço eletrônico, onde a sociedade pode enviar sugestões, solicitações para ampliação de atendimento e reclamações relacionadas ao acesso das consultas através da internet. Baseando-se nestes dados o Telejustiça consegue visualizar quais as varas recebem mais reclamações, seja por grande volume processual, seja por falta de recursos humanos.
Com isso, a apuração é repassada para a Diretoria do Fórum e, em seguida para as secretarias das varas. A administração do setor produz, quinzenalmente, um relatório de todas as reclamações feitas pelos usuários do sistema. ?O sistema de reclamações aumentou a credibilidade do público na celeridade processual?, comentou Nelson Ricardo.