Conteúdo da Notícia

Soraia Victor destaca iniciativa do TJCE em discutir o controle no setor público

Soraia Victor destaca iniciativa do TJCE em discutir o controle no setor público

Ouvir: Soraia Victor destaca iniciativa do TJCE em discutir o controle no setor público

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Soraia Victor, proferiu palestra na tarde desta quarta-feira (14/09) sobre controle externo, na Corregedoria Geral da Justiça, em Fortaleza. O evento faz parte do Ciclo de Palestras Sobre Controle na Administração Pública, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O encontro foi aberto pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do TJCE. O magistrado ressaltou a importância de discutir o controle no setor público, pois o assunto tem reflexo direto na vida do cidadão. Explicou que os debates estão alinhados ao Planejamento Estratégico do Judiciário (2010-2014).
Soraia Victor destacou a iniciativa do Tribunal de Justiça em promover as palestras porque considera que a atividade precisa ser divulgada e estimulada. Disse que o controle externo e o interno devem caminhar juntos, pois são complementares. “Quanto mais auditado internamente, menos problemas poderá ter no controle externo. O interno resolve o problema na origem”.
Ela esclareceu que, além da correta alocação das verbas, é preciso analisar se os valores estão sendo utilizados de forma eficiente. “Todos nós somos controladores. Desse papel, não podemos fugir. É importante que as pessoas acompanhem os recursos dos orçamentos da União, estados e municípios, que precisam ser investidos para a melhoria da vida da população”.
A conselheira afirmou também que os pontos mais sensíveis são referentes a licitações, convênios e obras. A auditoria interna, assim como a externa, é prevista no artigo 74 da Constituição Federal. Entre os objetivos estão avaliar o cumprimento de metas, comprovação de legalidade e analise de resultados e apoiar o controle externo.
O Ciclo de Palestras é uma iniciativa da Auditoria Administrativa de Controle Interno do TJCE. O primeiro debate, ocorrido no último dia 24, foi conduzido pelo ministro Ubiratan Aguiar, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). As próximas discussões terão como foco “Transparência e Controle Social”, “A Importância do Controle Interno no Âmbito do Judiciário” e “Práticas do Controle Interno no Poder Executivo”. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone: 85 – 3207.7598.