Conteúdo da Notícia

Solenidade virtual marca encerramento de curso para 130 novos brigadistas do Fórum de Fortaleza

Ouvir: Solenidade virtual marca encerramento de curso para 130 novos brigadistas do Fórum de Fortaleza

Colaboradores que atuam no Fórum Clóvis Beviláqua participaram, na manhã desta sexta-feira (02/10), da solenidade de formatura do Curso de Brigada de Incêndio, transmitida por meio do canal oficial do Judiciário cearense no YouTube. A ação foi uma iniciativa da Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da 8ª Companhia de Bombeiros, em parceria com a Seção de Capacitação do Fórum.

“É um treinamento de extrema importância, que proporciona o desenvolvimento do corpo de colaboradores e mostra a preocupação e o cuidado que devemos ter com as pessoas e com o cumprimento da lei. Nosso prédio possui 75 mil m² de área e 2.300 colaboradores, o que exige que tenhamos pessoas aptas a atuar em situações de risco e prestação de socorro”, declarou a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo, durante a solenidade.

Também participaram do evento o tenente-coronel Álvaro Coelho Viana Júnior, chefe da Assistência Militar, e o major Erle Rocha, comandante da 8ª Companhia de Bombeiros. O major ressaltou o efeito multiplicador do curso, em benefício dos servidores e da sociedade, pois “os conhecimentos adquiridos na formação não servirão apenas para aplicação no local de trabalho, mas na vida pessoal”. Ele explicou também que os brigadistas serão divididos em equipes de combate a incêndio, controle de pânico e salvamento.

ACESSIBILIDADE PARA SURDOS
A solenidade contou ainda com a participação da intérprete de Libras Nara Sousa, auxiliando na comunicação para 27 pessoas com deficiência auditivas que também participaram da formação de brigadistas. Durante as aulas, eles contaram ainda com a ajuda da intérprete Aurilene Pereira. “A participação de surdos no curso demonstra não só o respeito e a inclusão, mas também o reconhecimento da importância do papel deles na comunicação junto a esse público, de forma que as orientações sejam compreendidas e repassadas”, afirmou a diretora do Fórum. Cerca de 50 surdos fazem o trabalho de higienização, digitalização e serviços de arquivo por meio de convênio entre o TJCE e a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (Apada).

130 REFORÇOS
As aulas foram divididas em seis turmas, com carga horária de 20 horas, realizadas entre novembro de 2019 e março de 2020. Ao todo, participaram 143 servidores e terceirizados, sendo que 130 obtiveram certificado. Os demais participantes realizarão posteriormente a aula prática, em campo de treinamento dos bombeiros, interrompida em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A brigada é uma atividade voluntária e os capacitados estão aptos a atuar em casos de primeiros socorros e princípio de incêndio. Eles obtiveram conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de prevenção e combate ao fogo, atendimento de emergência pré-hospitalar e ações de salvamento, além de vistoria da estrutura do local de trabalho.

Para Leonardo Augusto, do Setor de Manutenção, o curso “foi uma oportunidade ímpar. Não só pelo conhecimento individual, mas compartilhado, que vamos aplicar junto à família, comunidade e aos colegas de trabalho. Agradeço ao instrutor (tenente BM Ricardo Aguiar) pelos conhecimentos passados e ao Judiciário pela oportunidade. No curso, fiz novos amigos e pude me integrar com colegas de outros setores do Fórum, todos trabalhando juntos como uma engrenagem para realizar o treinamento de forma eficaz”.

Roberta Freitas, supervisora da 6ª Vara Criminal da Capital, já está colocando em prática o que aprendeu. “Meu filho nasceu em 30 de maio, durante a pandemia, e engasgava em toda mamada. Fiquei tranquila todas as vezes e fiz a manobra que aprendi no curso. Esse é um conhecimento que vamos levar para o resto de nossas vidas”, declarou.

Os certificados ficarão disponíveis na Recepção do Fórum Clóvis Beviláqua. As equipes de brigadistas participarão de reuniões periódicas a serem definidas em um plano de ação.

CUMPRIMENTO DA LEI
O Curso de Brigada de Incêndio está em conformidade com a Norma Técnica 001/08, Leis Estaduais nº 13.556/04 e nº 16.361/2017 e Portaria 006/04, do CBMCE, que determina que as edificações públicas e privadas com mais de 750 m² ou mais de três pavimentos possuam uma Brigada de Incêndio.