Conteúdo da Notícia

Solenidade de posse do desembargador Manoel Cefas acontece nesta quarta-feira no TJCE

Ouvir: Solenidade de posse do desembargador Manoel Cefas acontece nesta quarta-feira no TJCE

A solenidade de posse do desembargador Manoel Cefas Fonteles Tomaz será realizada nesta quarta-feira (07/04), às 17h, no Palácio da Justiça, no Cambeba. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, presidirá a sessão extraordinária. O desembargador Francisco Sales Neto, integrante da 1ª Câmara Cível, fará o discurso de saudação ao novo desembargador em nome do Tribunal.
Manoel Cefas foi eleito para o cargo, pelo critério de antiguidade, no último dia 25 de março. A nomeação foi publicada no Diário da Justiça do mesmo dia. A vaga, aberta com a aposentadoria da desembargadora Maria Sirene de Sousa Sobreira desde o dia 1º de março deste ano, foi classificada pelo critério de antiguidade, conforme a Portaria nº 307, de 8 de março de 2010, assinada pelo presidente do TJCE. A última classificação para acesso se deu pelo critério de merecimento.
A posse do magistrado, que foi juiz titular da 23ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, reunirá autoridades representativas dos Poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário, familiares, amigos e convidados.
O então juiz Manoel Cefas era o primeiro da relação da 1ª quinta parte da Lista de Antiguidade publicada no Diário da Justiça do último dia 11 de março. Ele tem 31 anos de serviços prestados à magistratura cearense.
O novo desembargador, nascido em 24 de setembro de 1943 em Santana do Acaraú, é filho de José Isaías de Thomaz Lourenço e Maria Cacilda Fonteles Tomaz. Começou a exercer a magistratura em 12 de maio de 1979, como juiz Substituto da Comarca de Tamboril. Atingiu a vitaliciedade em 12 de junho de 1981, na mesma unidade judiciária.
Pelo critério de merecimento, foi promovido ? no dia 15 de junho de 1981? para a Comarca de Independência. Na data de 14 de abril de 1987, por antiguidade, foi promovido para a 1ª Vara da Comarca de Tianguá. Por merecimento, Manoel Cefas foi promovido, na data de 11 de outubro de 1991, para a Vara de Processos de Crimes Contra a Mulher, na Comarca de Fortaleza, assumindo, em seguida, a titularidade da 23ª Vara Cível no Fórum Clóvis Beviláqua.