Conteúdo da Notícia

Sistema de Informação Penitenciário é instalado nas Varas Criminais da Comarca de Maracanaú

Sistema de Informação Penitenciário é instalado nas Varas Criminais da Comarca de Maracanaú

Ouvir: Sistema de Informação Penitenciário é instalado nas Varas Criminais da Comarca de Maracanaú

As três Varas Criminais da Comarca de Maracanaú agora têm acesso ao Sistema de Informação Penitenciário (Sispen) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). A ferramenta foi instalada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça (TJCE), em parceria com a Sejus e a diretoria do Fórum local. Nesta quinta-feira (11/04), os servidores das Varas passaram por treinamento para utilizar o aplicativo.

O curso foi ministrado na secretaria da 3ª Vara Criminal, pelo analista de sistema da Sejus, Almir Alves. Participaram da capacitação os servidores Gilvan Soares de Lima, Edson Aires Guerra e Danúsia Rodrigues, das 1ª, 2ª e 3ª Varas Criminais, respectivamente. Os trabalhos foram supervisionados pela diretora do Fórum, juíza Janayna Marques de Oliveira e Silva.

O Sispen permite que as Varas tenham acesso rápido a informações sobre os detentos, como a data da prisão, a unidade prisional em que se encontra recolhido, a filiação, entres outras. Além disso, propicia mais eficiência na hora de localizar o preso, agilizando, dessa forma, o andamento dos processos e o trabalho das secretarias de vara.

A juíza Janayna Marques destacou que a ferramenta “possibilita também maior eficiência no cumprimento dos mandados de réus presos, evitando, por exemplo, que o oficial de Justiça tenha de realizar novas diligências para citar ou intimar o preso, em virtude de transferência de um presídio para o outro”.

Evita, ainda, que ocorram citações indevidas por edital, em virtude do réu não ter sido encontrado, por estar preso em decorrência de determinação judicial de outro Juízo.