Conteúdo da Notícia

Setembro Amarelo: Tribunal de Justiça e ACM lançam campanha de valorização da vida

Setembro Amarelo: Tribunal de Justiça e ACM lançam campanha de valorização da vida

Ouvir: Setembro Amarelo: Tribunal de Justiça e ACM lançam campanha de valorização da vida

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Associação Cearense de Magistrados (ACM) lançam, nesta segunda-feira (10/09), às 10h, campanha de valorização da vida, no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A iniciativa, aberta ao público, ocorre em alusão ao Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio. Na ocasião, haverá distribuição de laços amarelos, símbolo mundial da mobilização, com a presença da Banda da Polícia Militar.
A idealizadora da campanha no Ceará, desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, o presidente da ACM, juiz Ricardo Alexandre e o diretor do Fórum, juiz Ricardo Patrocínio, estarão presentes, além de outros juízes, advogados, servidores e jurisdicionados.
“O Judiciário é uma grande porta para o cidadão. Nesse momento entendemos que a resolução do conflito vai trazer conforto àquele que padece do seu direito à saúde, educação, alimentação e família estruturada. Entendendo que estamos retribuindo à sociedade cearense aquilo que lhe foi retirado.
Muitas vezes um problema familiar leva a pessoa a ter conflitos internos, momento em que ela pode entrar em depressão. Por ser uma doença silenciosa, nem sempre é percebida por pessoas que moram perto. Mas essa pessoa que vem ao Judiciário pode encontrar alguém que lhe conforte”, explicou a desembargadora, que lembrou ainda a respeito do Setembro Ouro, que visa à prevenção ao câncer infantojuvenil. “Temos que estar atentos aos sinais, tanto para a depressão como para o câncer, que nem sempre são percebidos, mas podem ser vistos e auxiliados e é o que nós pretendemos”, disse.
PALESTRAS
A primeira palestra do evento ocorrerá no dia 13, às 9h, no Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua, ministrada pela psicóloga Cibele Gadelha Castelo Barros, com o tema “Dito por não dito: quebrando paradigmas. O encontro em prol da valorização à vida”.
No dia 14, a partir das 13h, o major José Edir vai ministrar palestra sobre “Prevenção e estratégias de ação em crise suicida”. A explanação ocorre no Tribunal, no Palácio da Justiça.
Já no dia 19, o psicólogo do Tribunal de Justiça, José Carlos Xavier, vai falar aos servidores a respeito do assunto, às 14h, no auditório do Tribunal.
Durante o mês de setembro, haverá postagens nas redes sociais do TJCE e da ACM para conscientizar as pessoas sobre o problema.
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que surgiu em 2015, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Trata-se de um problema de saúde pública que vem causando cada vez mais vítimas. Segundo dados do Centro de Valorização à Vida (CVV), são 32 brasileiros mortos por dia em razão do suicídio, taxa superior às vítimas de doenças como a AIDS e os diversos tipos de câncer. A depressão é uma das principais doenças que resultam na causa.
SERVIÇO
Evento: TJCE e ACM lançam campanha em valorização à vida
Data: Segunda-feira – 10 de setembro, a partir das 10h
Local: Hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua – Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 220 – Edson Queiroz, Fortaleza.