Conteúdo da Notícia

Servidores do Judiciário participam de curso sobre metodologia de gestão por processos

Servidores do Judiciário participam de curso sobre metodologia de gestão por processos

Ouvir: Servidores do Judiciário participam de curso sobre metodologia de gestão por processos

 A Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Departamento de Otimização Organizacional, iniciou, nesta quarta-feira (08/08), o “Curso Prático Sobre Metodologia de Gestão por Processos”. O objetivo é difundir aspectos conceituais e aplicados relacionados ao assunto.

Processos, nesse caso específico, são as rotinas e práticas de trabalho, nas quais também estão incluídos os processos judiciais. Envolvem todas as etapas da prestação jurisdicional.

Os facilitadores são os professores Marcos Antônio Martins Lima, doutor em Educação e Avaliação, e Pedro Elder Silva Lima, mestre em Controladoria. A metodologia apresentada é a BPM-CBOK, baseada em guia internacional de gerenciamento por processos e “considerada a mais moderna existente”, ressalta o professor Pedro Elder.

O conteúdo do curso inclui gerenciamento, modelagem, análise e desenho de rotinas. Em cada encontro, são realizados exercícios práticos utilizando situações vivenciadas pelos servidores.

A finalidade é uniformizar os métodos utilizados no Judiciário estadual, contribuindo para maior eficiência do serviço prestado. Participam do treinamento servidores do TJCE, da Corregedoria Geral da Justiça e do Fórum Clóvis Beviláqua.

Pedro Elder explica também que “a capacitação dos servidores é o primeiro passo para criar uma semente e fazer o Departamento de Otimização [da Seplag] aplicar esse modelo e evoluir para um escritório de processos”.

As próximas aulas serão nos dias 14, 21, 28 e 30 deste mês. O participante que obtiver frequência igual ou superior a 90% receberá certificado.