Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua participa de campanha para doação de sangue e cadastro de medula

Fórum Clóvis Beviláqua participa de campanha para doação de sangue e cadastro de medula

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua participa de campanha para doação de sangue e cadastro de medula

O Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, está participando de campanha do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para doação de sangue e cadastro de medula. A ação será encerrada às 16h desta quarta-feira (08/08).

O serviço está disponível em salas localizadas à frente da entrada principal do prédio. Ao todo, 17 profissionais do Hemoce, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuam na mobilização.

A iniciativa é resultado do convite feito pelo diretor do Fórum, juiz José Krentel Ferreira Filho. O magistrado foi um dos primeiros a se candidatar como doador.

De acordo com o juiz, o objetivo é aproveitar o fluxo de pessoas que circulam no prédio para ajudar o Hemoce a manter os estoques. Os servidores aprovaram a iniciativa pela praticidade e disponibilidade. O técnico judiciário Israel de França não doava sangue desde 1996, devido à distância para se deslocar ao Centro de Hematologia. “Aqui, em meia hora, você resolve tudo”.

Segundo a assistente social do Hemoce, Alexandra Paula Moraes, o voluntário é cadastrado e passa por entrevista sigilosa sobre hábitos e estado de saúde. Além disso, é feita triagem que verifica pressão arterial, temperatura, peso e dosagem de hemoglobina.

O material passa por testes de hepatite B e C, sífilis e doença de chagas, entre outras doenças. Os resultados são enviados ao domicílio do doador.