Conteúdo da Notícia

Servidores do Fórum participam de palestra sobre planejamento financeiro para aposentadoria

Servidores do Fórum participam de palestra sobre planejamento financeiro para aposentadoria

Ouvir: Servidores do Fórum participam de palestra sobre planejamento financeiro para aposentadoria

O projeto “Aposentadoria: um novo começo”, uma iniciativa da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua em parceria com o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoveu, nesta terça-feira (03/10), a palestra “Como se Preparar Financeiramente para a Aposentadoria”, ministrada pelo administrador, contador e cineasta José Livino Pinheiro Lopes.
Ele ressaltou a importância de começar a poupar antes da aposentadoria, bem como de traçar objetivos realistas para o futuro, considerando, entre outros aspectos, a diminuição do ganho financeiro, os gastos que o profissional tem para a realização da atividade laboral e que, portanto, serão eliminados ou reduzidos, bem como outros gastos que poderão surgir e possíveis novas fontes de renda.
A servidora Vera Lúcia Jucá, da 5ª Vara Cível, considerou a palestra muito proveitosa, por ter ajudado a esclarecer e conscientizar sobre a necessidade de iniciar o planejamento o quanto antes, para colher os frutos no futuro. Já a servidora Gemma Timbó, lotada na Central de Apoio à Área Criminal, elogiou a iniciativa e disse que espera que o tema continue a ser trabalhado pelo projeto, por meio de atividades práticas e que ajudem a construir esse planejamento no dia a dia.
A programação de palestras continua ao longo dos meses de outubro e novembro, trazendo os temas “Aspectos Teóricos e Previdenciários da Aposentadoria” (17/10), “Qualidade de Vida na Aposentadoria Começa pela Alimentação” (31/10) e “Viva a Vida de Forma Criativa” (07/11).
Serão oferecidas ainda Oficinas de Projeto de Vida, que consistem em encontros semanais de reflexão e sensibilização, nos quais os servidores em vias de se aposentar são estimulados a elaborarem seus projetos de vida pessoal e profissional, traçando perspectivas para um futuro feliz, ativo e saudável.
Essas atividades fazem parte do Programa de Saúde do Trabalhador (Prost), que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente de trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores lotados no Fórum e Juizados Especiais de Fortaleza.