Conteúdo da Notícia

Servidores da Comarca de Juazeiro do Norte participam de curso sobre Cadastro Nacional de Adoção

Servidores da Comarca de Juazeiro do Norte participam de curso sobre Cadastro Nacional de Adoção

Ouvir: Servidores da Comarca de Juazeiro do Norte participam de curso sobre Cadastro Nacional de Adoção

Os servidores da Comarca de Juazeiro do Norte e da 2ª Zona Judiciária (sede Iguatu) que operam o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e pretendentes habilitados à adoção participaram, nessa sexta-feira (30/06), de curso de capacitação psicossocial promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ao todo, foram beneficiados 22 servidores e 47 pretendentes habilitados.
Na ocasião, a juíza Samara Cabral, respondendo pela Vara da Infância e Juventude, falou sobre adoção ao fazer a abertura do curso. Em seguida, o promotor de Justiça Dairton explicou sobre o processo de adoção, o CNA e sobre o programa de apadrinhamento. O chefe do setor de cadastro do Fórum Clóvis Beviláqua, Deusimar Queiroz e representantes da Rede Adotiva, Igor Azevedo e Priscila Azevedo também participaram do curso, que contou ainda com a presença da defensora pública Ramylle Holanda.

O objetivo foi qualificar esse público abordando questões relacionadas ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes, além dos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos. O curso será promovido nos próximos meses na 5ª Zona (Maracanaú), 7ª e 8ª (Sobral e Tianguá), 6ª (Caucaia), 3ª e 4ª (Quixadá e Russas) e 9ª (Crateús). Veja cronograma das datas abaixo.
A capacitação conta com a participação de membros do Ministério Público e de profissionais com formação nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito, das Organizações Não Governamentais Acalando e Rede Adotiva, que devem indicar representantes para participar como expositores ou instrutores dos cursos.
Após a conclusão, será fornecida certidão comprobatória de participação com validade em todo Brasil. Os técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar e os conselheiros tutelares poderão participar da capacitação como forma de viabilizar o compartilhamento de informações, a articulação de ações e a integração operacional.
CRONOGRAMA
DATA    LOCAL DO CURSO           REGIÕES BENEFICIADAS
30/06    JUAZEIRO DO NORTE       1ª E 2ª ZONAS
21/07     FORTALEZA                            5ª ZONA
18/08     SOBRAL                                    7ª E 8ª ZONAS
15/09     FORTALEZA                          6ª ZONA
06/10     QUIXADÁ                               3ª E 4ª ZONAS
10/11      FORTALEZA                         5ª E 6ª ZONAS
1º/12      CRATEÚS                               9ª ZONA