Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE acompanha ações do Programa de Integração do Sistema de Justiça Criminal

Presidente do TJCE acompanha ações do Programa de Integração do Sistema de Justiça Criminal

Ouvir: Presidente do TJCE acompanha ações do Programa de Integração do Sistema de Justiça Criminal

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, se reuniu, nesta segunda-feira (03/07), com a secretária de Justiça do Estado, Socorro França, com o delegado-geral da Polícia Civil, Everardo Lima, além de representantes das Secretarias de Justiça (Sejus) e de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O objetivo foi acompanhar as ações estratégicas do Programa de Integração do Sistema de Justiça Criminal (Integra).
O encontro, que foi solicitado pelo chefe do Judiciário cearense, contou com a participação da juíza Rosilene Facundo, coordenadora do Programa, e do superintendente judiciário do Tribunal, Nilsiton Aragão. A apresentação do trabalho foi realizado pela técnica judiciária do TJCE, Christiane Myrta.
Ao ressaltar a importância da iniciativa, o magistrado destacou que “ele [Integra] tem realmente uma finalidade precípua no processo criminal. Devemos nos unir, porque o sistema só pode funcionar, como próprio nome já pressupõe, se todas as suas engrenagens funcionarem. O Tribunal tem feito esforço de concentrar o maior número de servidores para poder viabilizar o funcionamento dos trabalhos”.
Socorro França destacou que a Sejus também vai colaborar para a melhoria do sistema. “Em primeiro lugar, vamos apresentar todos os presos as audiências, como não pode deixar de ser, e aplicar todo o nosso conhecimento na área de tecnologia da informação para que haja mais rapidez e movimentação nessas varas criminais”.
Dentre as ações que já foram ou estão sendo desenvolvidas estão: a Central Integra de Apoio à Área Criminal (CIAAC), que atua com o cumprimento de alvarás de soltura e requisição de presos para audiências; o envio eletrônico dos procedimentos policiais ao Poder Judiciário, que envolve 49 delegacias de Fortaleza e Maracanaú; e o envio eletrônico dos documentos administrativos prisionais de 14 unidades da Sejus ao Poder Judiciário.
O Programa também inclui a Consulta Unificada de Antecedentes Criminais – Cancun; ações para melhoria da qualidade dos dados de identificação e histórico criminal do infrator; e padronização de procedimentos integráveis (auto de prisão em flagrante, inquérito policial, comunicação e/ou solicitações prisionais, cumprir alvará de soltura, requisitar preso para audiência).
O Integra surgiu a partir de convênio celebrado entre o TJCE, Sejus e SSPDS para integração de ações e sistemas de informática desses órgãos objetivando o aprimoramento do Sistema de Justiça Criminal. Em 2015, o Programa foi incluído no eixo governamental Ceará Pacífico do PPA 2016 – 2019, no tema Justiça e Cidadania.