Conteúdo da Notícia

Servidor de Juazeiro destaca engajamento da equipe que possibilitou aumento de 97% nas baixas processuais

Ouvir: Servidor de Juazeiro destaca engajamento da equipe que possibilitou aumento de 97% nas baixas processuais

Jailson Matos criou até versos enaltecendo o compromisso de todos em continuar trabalhando para manter as atividades da Justiça ao cidadão. Essa reportagem faz parte da Série #MEUTRABALHOEMCASA

“Estamos todos nos cuidando em razão da pandemia, / recolhidos às nossas casas no chamado isolamento social, / mas desenvolvendo nosso labor com responsabilidade e alegria, / garantindo ao povo cearense a efetiva prestação jurisdicional”. Com esses versos, o supervisor da 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Jailson Matos Nobre, demonstra a satisfação em poder atuar de casa, mantendo-se protegido e ao mesmo tempo engajado no alcance das metas do Judiciário cearense.

O servidor destaca que, de 16 a 20 de março, primeiros dias das medidas de combate à pandemia do novo Coronavírus pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Vara estava promovendo a semana de baixas processuais, tendo a equipe logo se ajustado ao TeleTrabalho. O esforço resultou na baixa de cerca de 500 processos no mês passado. Desses, 315 foram arquivados definitivamente. Para comparar a evolução, em março do ano anterior o número totalizou 160 arquivamentos. O aumento é de 97%.

Como supervisor da unidade, Jailson explica que desenvolve continuamente ações de gestão para propiciar o regular funcionamento das atividades judiciária e administrativa, em conjunto com o juiz titular, Renato Esmeraldo Paes. Ele descreve a rotina para manter a produtividade: “acesso o malote digital e o e-mail institucional várias vezes ao dia, dando pronto atendimento às solicitações dos advogados, jurisdicionados e de outros órgãos. Também promovo reuniões semanais, por videoconferência, para alinhar os trabalhos, tirar dúvidas e manter a união da equipe”.

Técnico judiciário há 21 anos, Jailson afirma que a atual conjuntura exige ainda mais disciplina do servidor em trabalho remoto, para manter o foco e ainda cultivar a harmonia no convívio familiar. Em isolamento com a esposa e o filho de 11 anos, ele conta que, sem os serviços da diarista, precisa destinar parte do tempo para as atividades da casa. “Também estamos fazendo exercícios físicos e passando mais tempo juntos”, comenta.

Sentindo-se mais seguro em casa com a família, Jailson elogiou a iniciativa do TJCE de decretar ponto facultativo nos dias 18 e 20 de março, “permitindo o isolamento social de forma antecipada, demonstrando, junto com outras medidas, a responsabilidade e solidariedade com as pessoas que fazem o Judiciário cearense, sem descuidar da efetiva continuidade da prestação jurisdicional”.

Leia todas as reportagens da Série “MeuTrabalho em Casa”.