Conteúdo da Notícia

Seminário do Tribunal de Justiça traz discussão sobre setor público mais eficiente e responsivo aos cidadãos

Ouvir: Seminário do Tribunal de Justiça traz discussão sobre setor público mais eficiente e responsivo aos cidadãos

Falta uma semana para o Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”, que será realizado online, no dia 17 de julho, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Iniciamos hoje uma série com a apresentação dos temas que serão abordados durante o evento e seus respectivos palestrantes.

O advogado e gestor Guilherme Almeida, que compõe o segundo painel do Seminário, explica que atualmente é fundamental “entender como tornar o setor público mais eficiente, responsivo aos cidadãos, e resolvendo de forma mais adequada os problemas da sociedade. Isso é algo não só desejável como possível, ainda mais em momentos de crise”. Entretanto, o gestor destaca que, para realizar as melhorias, se “pressupõe uma mudança de cultura, de visão, de abordagem e de procedimentos. Os aprendizados do poder executivo a respeito do tema, sem dúvida, podem ajudar a pensar em evoluções semelhantes no Poder Judiciário”.

O segundo painel abordará a inovação no Setor Público. Na ocasião, o palestrante falará sobre os desafios e dilemas focando no caso do Laboratório de Inovação em Governo (GNova), unidade que realiza experimentos públicos e projetos de inovação no governo federal.

Guilherme Almeida é advogado, administrador, gestor governamental e pesquisador com atuação na inovação pública, gestão estratégica, coordenação de redes, elaboração normativa e políticas de tecnologia e participação social. Atuou no Ministério da Justiça, onde foi o responsável pela construção colaborativa e pelos debates públicos que levaram à construção do Marco Civil da Internet. Também foi diretor de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, um dos cofundadores do Laboratório de Inovação em Governo (GNova) e da Plataforma Desafios, uma iniciativa de inovação aberta para apoiar a resolução de problemas públicos pela oferta de prêmios para as melhores soluções apresentadas.

17 DE JULHO
O Seminário é uma preparação para a implantação do Laboratório de Inovação do TJCE, que é um instrumento para melhoria constante dos serviços judiciários, usando metodologias apropriadas e ambiente colaborativo. Terá início às 14h com falas do presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, e do Conselheiro Rubens de Mendonça Canuto Neto, presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Guilherme Almeida participará do segundo painel, com apresentação às 15h30.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça do Ceará no YouTube. O objetivo é manter o Judiciário cearense atualizado e adaptado às novas realidades, como também proporcionar uma cultura de inovação na organização com a participação efetiva de magistrados e servidores.

Confira a programação completa:

Leia mais sobre o Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”.