Conteúdo da Notícia

Seminário de Mediação Judicial será  realizado nesta quinta-feira na Esmec

Seminário de Mediação Judicial será realizado nesta quinta-feira na Esmec

Ouvir: Seminário de Mediação Judicial será realizado nesta quinta-feira na Esmec

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoverá, nesta quinta-feira (24/04), o “VI Seminário Mediação Judicial e suas Perspectivas rumo à Cultura de Paz”. O evento, destinado a magistrados, servidores e estudantes, será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

A programação terá início às 8h, com apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor). Logo em seguida, às 9h, haverá palestra da supervisora do Nupemec, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. A magistrada falará sobre as competências e ações promovidas pelo Núcleo.

Os trabalhos de mediação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua (CejuscC/FCB) serão tema da palestra da juíza Natália Almino Gondim, que atua como coordenadora. O seminário terá ainda a explanação sobre as capacitações promovidas pelo Judiciário cearense em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltadas para servidores, titulares e prepostos de serventias extrajudiciais (cartórios), e voluntários.

No final da manhã, haverá oficina sobre “Divórcio e Paternidade”. À tarde, o público ouvirá relatos de experiências na mediação familiar. A última palestra está programada para começar às 14h40. O juiz federal Dartanhan Rocha, coordenador da Central de Conciliação da Justiça Federal no Ceará, vai falar sobre suas experiências.

Para a supervisora do Nupemec, esta será uma ótima oportunidade de agregar experiências. “Somente assim nós podemos avaliar como está sendo nosso trabalho. O que a gente observa é que há uma divulgação maior das nossas ações apenas na Semana da Conciliação, mas nós estamos o ano inteiro trabalhando com esse assunto”. A magistrada lembrou que no Portal do TJCE o jurisdicionado encontra um link onde a qualquer momento pode ser feita a solicitação para inclusão de processo.

Durante o encerramento do Seminário, magistrados e defensores públicos aposentados que atuam como conciliadores receberão certificado de honra ao mérito. Autoridades e servidores envolvidos na realização de atividades de conciliação e mediação também serão agraciados.