Conteúdo da Notícia

Seminário de auditoria no TJCE possibilita a troca de experiências e de conhecimentos da área

Seminário de auditoria no TJCE possibilita a troca de experiências e de conhecimentos da área

Ouvir: Seminário de auditoria no TJCE possibilita a troca de experiências e de conhecimentos da área

A Auditoria Administrativa de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) encerrou, nesta terça-feira (18/12), a 8ª edição do Seminário Anual de Autoria. No último dia do evento, que teve início nessa segunda (17), os participantes assistiram às palestras “Programa de Integridade do Poder Executivo” e “Apresentação da Rede Estadual de Controle Interno de Gestão Pública”.
Abrindo a programação, às 9h, o auditor chefe do Tribunal, Leonel Gois, apresentou o Plano de Auditoria 2019 e os resultados de 2018. Em seguida, o secretário adjunto da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado (CGE-CE), Antônio Marconi Lemos da Silva, destacou os conceitos de integridade pública e a diferença entre governança pública e corporativa. Já no período da tarde, a assessora de controle interno da Assembleia Legislativa do Ceará, Heline Monteiro, falou sobre a integração entre os poderes e órgão de controle interno do Estado por meio da Rede Estadual de Controle Interno de Gestão Pública.
O servidor do Tribunal Francisco Vieira, que participou dos dois dias da capacitação, ressaltou a importância do evento. “O seminário serve para agregarmos conhecimentos. Os palestrantes falaram sobre as suas experiências, dificuldades e conquistas. Tudo o que foi repassado acrescenta muito em nosso trabalho,” disse o servidor, lotado na Auditória há nove anos.
Na avaliação do auditor chefe Leonel Oliveira, o evento, que acontece desde 2011, vem se superando. “A cada ano somos surpreendidos com os conteúdos abordados. O seminário é um espaço no qual temos a oportunidade de apresentarmos e debatermos planejamentos, procedimentos e as novas tendências de auditoria. Aprendemos muito com a troca de conhecimentos e experiências, já que o público participante lida diretamente com essa área tão importante para qualquer instituição, principalmente as públicas”.
Nesta edição, também ministraram conteúdos, nessa segunda (17), o senador José Pimentel, e o coordenador de fomento ao controle social da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Ceará, Ítalo Brígido. Eles falaram, respectivamente, sobre o “Teto Remuneratório: Parcelas Remuneratórias e Indenizatórias Computadas ou Excluídas do Teto” e “Portal Ceará Transparente”.