Conteúdo da Notícia

Semana do Meio Ambiente tem início no Tribunal de Justiça do Ceará

Semana do Meio Ambiente tem início no Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Semana do Meio Ambiente tem início no Tribunal de Justiça do Ceará

A abertura da I Semana do Meio Ambiente do Judiciário estadual ocorreu na tarde desta segunda-feira (04/06), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza. A solenidade foi conduzida pelo desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, supervisor da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TJCE.

Na ocasião, o magistrado plantou uma muda de “Abricó-de-macaco”, espécie em extinção. Carlos Alberto Forte esteve acompanhado dos desembargadores Francisco Suenon Bastos Mota, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Sérgia Maria Mendonça Miranda e do juiz José Krentel Ferreira Filho, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua.

Presentes ainda a secretária Especial de Planejamento e Gestão do Tribunal, Ana Katarina Fonteles Soares; a secretária de Administração do TJCE, Jordete de Oliveira Franco, e a secretária executiva do Instituto Fiec de Responsabilidade Social, Aurilene Meireles, além de servidores da Justiça do Estado.

Até a próxima quarta-feira (06/06) será feita a distribuição de mudas, exibição de vídeos educativos contra a dengue e sobre preservação ambiental, exposição de produtos feitos com material reciclável e teatro de fantoches. Já a arrecadação de lixo eletrônico, como pilhas e baterias, ocorrerá durante todo este mês.

O desembargador Carlos Alberto Forte disse que é dever de todo cidadão e do poder público fomentar as ações de preservação do meio ambiente. “O que estamos promovendo está dentro de um contexto mundial na busca pela sustentabilidade”.

Ele destacou que o objetivo do evento é conscientizar as pessoas e que esse tipo de preocupação, inserido na Constituição Federal, faz parte das ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJCE. “A sustentabilidade envolve duas áreas indissociáveis: o ambiental e o social. A responsabilidade socioambiental é necessária na interação do homem com o meio em que vive”.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Judiciário (Núcleo de Medição), asseverou que a Justiça não poderia deixar de contribuir com essa temática. “A preservação do meio ambiente deve partir de todos”.

Aurilene Meireles ressaltou a relevância desse tipo de iniciativa para disseminar, no cotidiano das pessoas, a necessidade de mudar a forma de interação com o meio ambiente, que tem conceito amplo. “Temos que potencializar parcerias que venham fomentar essa reflexão. Nosso maior desafio é manter a sustentabilidade. É preciso pensar a qualidade de vida sem comprometer os recursos naturais”.

Nesta terça-feira (05/06), às 10h, haverá a abertura da Semana do Meio Ambiente no Fórum. O evento tem apoio do Núcleo de Mediação e conta com a parceria da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).