Conteúdo da Notícia

Semana do Estudante termina nesta quinta-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

Semana do Estudante termina nesta quinta-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Semana do Estudante termina nesta quinta-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

As atividades da “Semana do Estudante” terminam nesta quinta-feira (14/08), no Fórum Clóvis Beviláqua. As palestras abordam temas relacionados ao mercado de trabalho e ao Poder Judiciário. Estão participando jovens aprendizes conveniados ao Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), responsável pela iniciativa.

O evento, ocorrido também nos dias 11 e 12, conta com o apoio da Diretoria do Fórum, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza (Vepah) e do Sistema Nacional de Emprego e Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Para a juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular Vepah, um dos aspectos positivos da iniciativa é a oportunidade que os jovens estão tendo de conhecer o Poder Judiciário. “Essa interação é muito importante, pois estamos ensinando a eles a exercerem a cidadania”.

Robert Wagner Félix, um dos participantes, aprovou as palestras. “Nos motivaram a querer estudar, se empenhar mais no trabalho e melhorar no âmbito profissional”, observou. Ele considerou importante a atuação do Poder Judiciário, durante o evento, para conscientização do jovem.

PROGRAMAÇÃO

Na manhã desta quinta-feira, houve a palestra “Aprendizagem: jovens aprendizes e seus desafios”, proferida pelo psicólogo do Isbet, Francisco Airton Araújo Neto. “A empresa vê o jovem aprendiz como alguém do seu quadro efetivo e espera que faça o trabalho corretamente. Tentem ser profissionais o máximo possível”, disse aos presentes. Ainda pela manhã, ocorreram dinâmica em grupo e uma apresentação teatral com o ator Victor Costa sobre iniciativa e empreendedorismo.

Para o período da tarde, estão programadas ginástica laboral, dinâmica em grupo e apresentação musical de rap, realizada por jovem aprendiz. Haverá também as palestras “Sucesso e êxito no trabalho” (com a coordenadora de projetos da Vepah, Socorro Fagundes) e “A inteligência emocional na atuação de um líder” (com o coordenador do Centro Brasileiro de Cursos/ Cebrac Fortaleza, Rafael de Oliveira).