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Secretarias Judiciárias das Varas de Família completam um ano de instalação

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Instaladas há exatamente um ano, em 13 de outubro de 2015, as secretarias judiciárias únicas de 1º Grau de Jurisdição (II e III), que atendem da 1ª à 18ª Vara de Família de Fortaleza, têm muito o que comemorar. Somente de janeiro a setembro deste ano, as duas secretarias realizaram cerca de 176.300 movimentações processuais e emitiram aproximadamente 116 mil documentos (alvarás, despachos, cartas, ofícios, arquivamento, entre outros expedientes administrativos).
Para a coordenadora das Varas de Família, juíza Valeska Alves Rolim, foi um ano de adaptação a um novo serviço, que contou com acertos, erros e diálogo permanente em busca de melhorias. “Durante um ano, tivemos ajustes, mudanças, implementações no sistema E-saj para que fosse otimizado o tempo e a força de trabalho. Não chegamos ao número ideal, mas se continuarmos nesse ritmo, chegaremos”, avalia a a magistrada.
Segundo Valeska, que é também titular da 10ª Vara Família, com a criação das duas secretarias, os gabinetes ficaram apenas com a atividade fim de juiz (produção de despachos, decisões e sentenças), o que aumentou consideravelmente a produção dos gabinetes. “É uma atividade que nunca vai ter fim porque são processos que estão sendo sempre ajuizados, é uma demanda muito grande. Cada Vara de Família recebe cerca de 120 processos por mês”, complementa.

Servidores participam de café da manhã na Sejud II
Servidores participam de café da manhã na Sejud II

Na avaliação da supervisora da Sejud II, Lia Pimentel, o balanço do ano é positivo. “Nesse primeiro ano, a gente tinha dificuldade até de saber como seria o desenrolar da secretaria. Tinha muito processo, muito expediente atrasado, muita coisa para dar conta. Mas com o grupo trabalhando unido, hoje o juiz está despachando em um dia e no outro estamos produzindo os expedientes”, pontua. Com a “casa arrumada”, ela aponta que os desafios para este segundo ano de Sejud continuam. “Daqui pra frente é aumentar a quantidade de servidores, melhorar nosso desempenho ainda mais e oferecer a prestação jurisdicional que as partes esperam”, destaca.
Na opinião da supervisora da Sejud III, Eunice Colares, os jurisdicionados têm sido os principais beneficiados com a organização das rotinas de trabalho na unidade e o consequente aumento da produtividade. “Os pedidos dos jurisdicionados estão sendo atendidos diariamente, então, o índice de reclamação diminuiu muito. Está tudo mais célere. A demanda do jurisdicionado está sendo atendida com uma rapidez que, às vezes, ele não precisa nem procurar que o documento já está produzido. Os que vêm pedir, a demanda está sendo atendida em, no máximo, três dias, mas em geral, tem sido em 24 horas”, explica.
Para os próximos anos, as expectativas são as melhores. “A Sejud III está encontrando um meio de trabalhar organizado. Nós já estamos trabalhando com análises de decisões dos juízes já do mês de setembro do ano corrente”, conta a supervisora. “A Sejud está crescendo muito. Nesse primeiro ano, está se organizando e acredito que no próximo, o crescimento vai ser ainda maior e vai ficar tudo completamente em dia”.