Conteúdo da Notícia

Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza comemora cinco anos de instalação

Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza comemora cinco anos de instalação

Ouvir: Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza comemora cinco anos de instalação

A Secretaria Judiciária de 1º Grau Jurisdição (Sejud I), que atende as 11 Varas da Fazenda Pública e os quatro Juizados Especiais da Fazenda completou cinco anos de instalação no último dia 14 de janeiro. Ao longo destes anos, segundo o diretor da unidade Reginaldo Farias, a Secretaria vem possibilitando um incremento relevante na confecção dos expedientes administrativos, no que diz respeito à expedição de alvarás, cartas, mandados, ofícios, decurso de prazos e arquivamento de processos.
No ano de 2018, 19.490 processos foram arquivados, o que corresponde a 103,04% de aumento, em relação ao quantitativo de 9.599 em 2014. Já com relação ao trânsito em julgado, houve aumento de 85,87%, passando de 9.056 em 2014, para 16.832 no ano passado. Ao todo, 6.505 processos foram enviados para recurso no 2º Grau Jurisdição em 2018, representando 67,27% a mais em comparativo aos 3.889 enviados em 2014.
Ainda de acordo com o diretor do setor, os números mostram que a especialização do serviço refletiu na celeridade processual. “Nós estamos produzindo em maior quantidade e qualidade, entregando uma prestação jurisdicional com maior brevidade possível. Obviamente, tudo isso graças ao empenho dos servidores e colaboradores que compõem o setor e dos magistrados e suas assessorias, também com atuação importante da Diretoria do Fórum e do setor de informática”, destacou.
“Ao longo deste período de atuação, com muito aprendizado e dedicação da equipe, percebemos que já não há acúmulo significativo de demandas por expedientes, pois o intervalo entre os comandos judiciais e a confecção do expediente é curto, chegando, frequentemente, a ser feito no mesmo dia. Estamos, todavia, em constante aperfeiçoamento, focando não apenas na quantidade, mas na qualidade do serviço desempenhado, sendo assim um constante aprimoramento”, afirmou Reginaldo Farias.