Conteúdo da Notícia

Sarau Beviláqua apresenta música e poesia para público no Fórum

Sarau Beviláqua apresenta música e poesia para público no Fórum

Ouvir: Sarau Beviláqua apresenta música e poesia para público no Fórum

A edição do mês de junho do Sarau Beviláqua relembrou poesias e músicas produzidas na época da Ditadura Militar. A apresentação ocorreu, na manhã desta terça-feira (04/06), no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A iniciativa é das Varas de Execuções Penais de Fortaleza, com o apoio da Diretoria do Fórum.
As músicas foram apresentadas pelo coral do Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps) e as poesias recitadas por magistrados, servidores e convidados. Durante o evento, também foi sorteado o livro “Detalhes de Alma de Alguém”, da poetisa cearense Alana Girão de Alencar.
Para a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, o Sarau “engrandece e fortalece um dos valores presentes na gestão, que é a humanização”. A magistrada parabenizou os juízes “que encampam esse projeto com tanta seriedade, tanto esforço e empenho pessoal”.
Em relação à apresentação de hoje, a diretora destacou que o tema “é especialmente relevante porque marca uma época da nossa história que não podemos e não devemos esquecer. Foi um período marcado por opressão, censura, supressão de direitos constitucionais e essa casa, que preserva e luta tanto por direitos, deve estar atuante para que nunca nos esqueçamos”.
A juíza Luciana Teixeira, titular da 2ª Vara de Execução Penal e uma das idealizadoras do Sarau, falou sobre a importância das obras apresentadas. “Naquela época se tentou impedir a produção artística, mas mesmo assim nesse período foi produzida muita arte e de qualidade”, disse.
Para o servidor Marcelo Cysne a iniciativa é “fantástica, porque traz um aspecto lúdico, de cultura e arte para dentro do ambiente da Justiça cearense”. Ele também ressaltou a importância do tema para “acordar consciências para a situação do país e buscar a reflexão a cerca do passado do Brasil”.
Júlio Soares, membro da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, participou do evento como convidado. Ele parabenizou os idealizadores e salientou ser “é uma ideia muito bonita de espalhar poesia, que é eficaz e transformadora na vida da sociedade”.
PRÊMIO INNOVARE
A apresentação desta terça-feira (04) contou com a presença do consultor do Prêmio Innovare Fernando Cruz. Ele veio ao Fórum conhecer o Sarau, que neste ano está inscrito na categoria “Juiz”.
Ele explicou que é responsável por visitar os participantes para conhecer as inciativas e destacou a qualidade do projeto. “[O Sarau] É encantador, sensibiliza e resgata sentimentos. Eu me sinto muito lisonjeado em fazer as entrevistas com as pessoas que participam dos prêmios”.
O Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.
SARAU
Fundado em outubro de 2018, o Sarau é realizado mensalmente com a participação de juízes, servidores e colaboradores das Varas de Execução Penal de Fortaleza para o compartilhamento de experiências de leitura, através de discussões e reflexões dos conteúdos artísticos, filosóficos e jurídicos de todas as épocas. Busca promover o incentivo à leitura, o estímulo e o aprimoramento da apreciação artística e do raciocínio jurídico, valorizando e fortalecendo as relações interpessoais no ambiente de trabalho.