Conteúdo da Notícia

SAJ eletrônico funciona em 54 comarcas do Interior do Estado

SAJ eletrônico funciona em 54 comarcas do Interior do Estado

Ouvir: SAJ eletrônico funciona em 54 comarcas do Interior do Estado

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) está funcionando em 54 comarcas do Interior do Estado. A previsão é que até o fim deste ano seja implementado nas 184 comarcas do Ceará. O software, que substitui processos físicos por eletrônicos, já foi instalado em todas as unidades da Capital. As informações são da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (Setin-TJCE).
Uma das comarcas já contempladas foi Missão Velha, que desde julho deste ano, iniciou o trâmite de processos digitais. Segundo o titular da Unidade, o magistrado Matheus Pereira Júnior, o andamento das ações vem a cada dia sendo feito com maior “agilidade, propagando mais celeridade aos procedimentos judiciais”. O juiz informou ainda que a Vara Única protocolou um processo (0001016-96.2019.8.06.0125) no dia 1º de julho e nessa quinta-feira (08/08) já havia sido julgado. As partes envolvidas na ação eram a companhia de energia elétrica Enel e uma consumidora.
O SAJ eletrônico incorpora facilidades para automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas garantindo mais celeridade, agilidade, economia, comodidade, segurança e ganhos de produtividade.
PRIORIDADE
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, a instalação do novo sistema é uma das prioridades da sua Gestão. A medida também faz parte do Plano Estratégico 2015/2020 do Judiciário cearense, que prevê a expansão do processo eletrônico, com prazo de conclusão até o final de 2020, para que todas as ações ingressem por meio eletrônico. Os trabalhos para implantação da ferramenta no Interior tiveram início em novembro do ano passado.