Conteúdo da Notícia

Saiba como o cidadão é atendido durante a pandemia no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Saiba como o cidadão é atendido durante a pandemia no “Judiciário em Evidência”

O programa “Judiciário em Evidência” mostra como é o atendimento nas unidades do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) durante a pandemia do novo coronavírus. A produção traz exemplos da participação virtual (atualmente regra) e presencial (em casos excepcionais) de pessoas que precisam do serviço judicial em Fortaleza e no Interior do Estado.

Segundo colocado na Categoria TV do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020, o “Judiciário em Evidência” detalha, nesta edição, as regras para que o atendimento seja presencialmente, obedecendo ao protocolo sanitário do Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais do TJCE. A finalidade desse cuidado é preservar a saúde dos servidores, magistrados e usuários.

“Estava tudo organizado, todas as normas de segurança. Eu me senti muito acolhida e muito segura para o retorno às atividades”, destaca a conciliadora do 2º Juizado Especial da Capital, Larissa Cavalcante.
O trabalhador autônomo Luiz Antônio Moreira, que precisou ir pessoalmente ao 2º Juizado, afirma que o serviço é rápido, fácil e eficiente. “Eu achava que ia chegar aqui e encontrar multidões, mas as pessoas [equipe da unidade] estão fazendo o atendimento rápido. Eu me surpreendi realmente com a facilidade que encontrei, praticamente já a solução do meu problema.”

A equipe traz também depoimentos de partes, advogados, servidores e magistrados que confirmam o sucesso do modelo eletrônico adotado pela Justiça cearense. Para a advogada Amanda Duarte, há “a facilidade de conseguir falar com a vara, com o servidor que está ali atendendo, e a celeridade dos trâmites processuais. Em tempo real, a gente consegue se comunicar. Evita aquela espera. O jurisdicionado [cidadão que busca o Judiciário] sempre quer uma reposta rápida da gente e a gente espera isso da Justiça. Então, tem facilitado muito isso. O objetivo mesmo é a questão da celeridade”.

A reportagem fala ainda da cultura do Tribunal de se planejar, o que inclui o estudo em andamento sobre um novo modelo de trabalho para os próximos anos na Justiça estadual. O superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luis Eduardo de Menezes, afirma que “o Judiciário evoluiu muito e é uma referência hoje. É importante que a gente possa continuar com o processo de inovação. O que nós temos que pensar é o cidadão. Estamos conseguindo garantir os direitos do cidadão? Pronto. Se conseguimos, vamos ver como é que a gente se organiza internamente. Se é remoto, se não é, isso é um detalhe, na minha opinião. O importante é o seguinte: que nós continuemos percebendo o cidadão como a pessoa mais importante, o ator mais importante nesse processo todo”.

O programa conquistou, na última sexta-feira (16/10), a segunda colocação no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, Categoria TV, um dos mais importantes do segmento. O Prêmio reconhece os melhores projetos desenvolvidos pela área de Comunicação de todo o sistema judicial brasileiro. Outra novidade do “Judiciário em Evidência” é a exibição por uma nova TV: a Terra do Sol, administrada pela Prefeitura de Fortaleza. Assim, são cinco emissoras que veiculam a produção do TJCE. Clique para assistir ao programa no site do Tribunal ou no YouTube.

CANAIS DE EXIBIÇÃO DO “JUDICIÁRIO EM EVIDÊNCIA”
Emissoras de TV
TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
TV O Povo (canal 48.1): terças (18h), quartas (18h15), quintas (14h) e sábados (13h)
TV Terra do Sol (canal 42.1): quintas (20h30) e domingos (15h)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1): domingos (20h) e sextas (20h20)

Sites e redes sociais
Portal do TJCE: www.tjce.jus.br
YouTube e no Instagram: tjceoficial