Conteúdo da Notícia

Resultados do Plano Estratégico do Judiciário são destaque no programa de TV desta semana

Resultados do Plano Estratégico do Judiciário são destaque no programa de TV desta semana

Ouvir: Resultados do Plano Estratégico do Judiciário são destaque no programa de TV desta semana

O “Judiciário em Evidência” desta semana mostra os resultados alcançados pelo Plano Estratégico em 2015. Quem fala sobre o assunto é o secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), José Joaquim Neto Cisne.
Segundo o entrevistado, foram cumpridas 93% das metas definidas para o ano passado. Ele afirmou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) classificou o TJCE como terceiro colocado em eficiência, com índice de 83,4%. “A nossa produtividade foi muito boa”, enalteceu.
Neto Cisne ressalta que um dos objetivos do Plano é aproximar o Judiciário da sociedade. As audiências públicas promovidas pela Ouvidoria Geral estão entre as medidas adotadas. A primeira ocorreu em Juazeiro do Norte, depois em Sobral, Fortaleza, Quixadá e Crateús. A previsão é de que a próxima seja realizada, em maio, na Comarca de Limoeiro do Norte.
“Também tivemos, no final do ano passado, a melhoria do nosso site, que se tornou mais interativo, de fácil consulta para o cidadão”, acrescentou o secretário. Ele ainda classificou a posse dos 76 novos juízes, ocorrida no último dia 25 de fevereiro, como medida essencial para garantir que a população tenha acesso à Justiça.
O entrevistado lembra que o Plano Estratégico 2015-2020 foi elaborado por servidores, magistrados e instituições convidadas, sendo acompanhado pelo Escritório de Projetos da Seplag e supervisionado pelo Comitê Estratégico, que tem à frente a desembargadora Nailde Pinheiro.
O programa desta semana traz reportagem sobre a IV Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada entre os dias 7 e 11 de março, que priorizou o julgamento de processos em que a mulher sofreu violência doméstica. Em todo o Ceará, 370 audiências foram agendadas. Houve ainda a entrega da cópia do processo penal que consolidou a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). As versões física e digital podem ser consultadas no Memorial do Poder Judiciário.
Tem também matéria sobre as atividades promovidas no Fórum Clóvis Beviláqua e no TJCE em homenagem às mulheres. A programação incluiu palestras, exposição, ações de beleza e saúde, como aferição de pressão e testes de glicemia e de acuidade visual.
Outro destaque é o balanço do Mutirão da Vara Única de Audiências de Custódia de Fortaleza, realizado entre 15 de fevereiro e 4 de março. Ocorreram, ao todo, 669 audiências, que resultaram em 391 prisões preventivas, 231 medidas cautelares e 47 alvarás de soltura.
E tem novidade! É a estreia do quadro “Trocando em Miúdos”, apresentado pela jornalista Camilla Carneiro. O objetivo é tirar dúvidas sobre leis e se aprofundar em assuntos ligados à Justiça. O tema deste mês é o novo Código de Processo Civil, que vai entrar em vigor no próximo dia 18 de março.
O programa será exibido neste sábado (12/03), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (13/03), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (14/03), às 14h30, na TV Fortaleza.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.