Conteúdo da Notícia

Raul Araújo Filho é novo ministro do STJ

Ouvir: Raul Araújo Filho é novo ministro do STJ

13/05/2010
Governador Cid Gomes disse que o Ceará e o Tribunal saem ganhando
O cearense Raul Araújo Filho tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça STJ, no final da tarde de ontem, em Brasília. Ele é o terceiro cearense que assume posto do STJ nos últimos anos. Ao contrário de outros eventos que acontecem naquela Corte, o evento foi brevíssimo, não teve discursos após a assinatura do termo de posse.
O presidente do STJ, César Asfor, apenas deu as boas vindas: ?Ao nosso abraço de boas-vindas, associamos o profundo desejo de que entre nós seja tão bem-sucedido e feliz quanto foi nas instituições em que trabalhou. Tenho a certeza que em muito contribuirá para que o Superior Tribunal de Justiça continue a cumprir satisfatoriamente a missão que lhe destinou a Constituição Federal? – disse.
O governador Cid Gomes destacou que ?é a primeira vez que um desembargador cearense ascende a Superior Tribunal de Justiça, visto que os outros dois, um é egresso do quinto constitucional como advogado e o outro vem da magistratura federal.
É a primeira vez na história que um desembargador cearense chega ao topo da Justiça Federal. O Raul alcançou isso pelos predicados que ele tem e pela experiência que adquiriu, apesar de ser um homem novo. Ele já foi advogado, promotor, procurador e vê a justiça por todos os seus ângulos, portanto ganha o Ceará e ganha o Superior Tribunal de Justiça? – afirmou.
Brilhantismo
Para o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ministro Raul Araújo Filho terá um papel extremamente importante no STJ. A opinião é comungada pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará. ?Raul Araújo Filho chega ao STJ com 30 anos de carreira. É um brilhante desembargador, que sempre está ao lado do que é novo, das mudanças. É um jovem com muito talento, cultura e honorabilidade? – elogiou.
Representantes do judiciário, legislativo e executivo, além de advogados, empresários, familiares e amigos cearenses do novo ministro prestigiaram a solenidade. O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também estiveram presentes à posse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, e o presidente do OAB nacional, Ophir Cavalcante. (por Genésio Araújo Junior, especial para O Estado)