Conteúdo da Notícia

Raul Araújo empossado como ministro do STJ

Ouvir: Raul Araújo empossado como ministro do STJ

13/05/2010
Raul Araújo Filho foi indicado no fim do ano passado e concorreu à vaga com um paranaense e um mineiro
Brasília (Sucursal) O Ceará conta desde ontem com mais um representante no STJ (Superior Tribunal de Justiça), a segunda maior instância da Justiça brasileira. O desembargador Raul Araújo Filho tomou posse em uma cerimônia concorrida, com a presença de praticamente toda a bancada parlamentar do Ceará, do governador do Estado, Cid Gomes, do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Ubiratan Aguiar, do ministro do TCU, Valmir Campelo, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel e representantes de Tribunais Superiores.
“Ganha o Ceará e ganha o Brasil. É o terceiro cearense a engrandecer o STJ, depois de Cesar Asfor e Napoleão Nunes Maia. Mas temos que destacar que o ministro Raul é o primeiro cearense a subir de desembargador direto ao STJ. O primeiro foi indicação do quinto Judiciário e o segundo é egresso da Justiça Federal. Apesar da sua pouca idade, ele vai contribuir muito com sua experiência”, avaliou o governador Cid Gomes.
Raul Araújo foi indicado no fim do ano passado e concorreu à vaga na tríplice indicação com um desembargador paranaense e outro mineiro. O novo ministro integrava o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e é bacharel em Direito, desde 1981, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e em Economia, desde 1985, pela Universidade de Fortaleza (Unifor),
Além de desembargador do Tribunal de Justiça cearense, é professor do Curso de Direito da Unifor. Antes de compor o TJCE, atuou como advogado, promotor de Justiça das três entrâncias, procurador do Estado do Ceará e procurador-geral do Estado do Ceará. Além disso, é especialista em Ordem Jurídica Constitucional, pelo Curso de Mestrado em Direito Público da Faculdade de Direito da UFC, tendo concluído o curso em dezembro de 1985.
O procurador Roberto Gurgel afirmou que é um grande momento de satisfação ver mais um cearense reforçar as fileiras da Justiça brasileira. “Ele tem muito a trazer para o STJ”, afirmou Gurgel. Ao elogiar o ingresso de Raul Araújo, o ministro Cesar Asfor Rocha afirmou que “ele só tenha a agregar ao STJ com sua experiência”.
Segundo Raul Araújo, “desde o início da sua atuação profissional, entendeu que a atuação de um magistrado não pode ser tomada pelo ímpeto, mas baseada em ponderação e reflexão”. Este pensamento deve nortear a sua ação no STJ. Ele afirma ainda que durante o período em que atuou na procuradoria, onde ficou por mais de 15 anos, pôde entrar em contado direto com as principais questões da administração pública.
O que eles pensam
“É o terceiro cearense a engrandecer o STJ”
“Ganha o Ceará e ganha o Brasil. É o terceiro cearense a engrandecer o STJ. Mas temos que destacar que o ministro Raul é o primeiro a subir de desembargador direto ao STJ. O primeiro foi indicação do quinto judiciário e o segundo é egresso da Justiça Federal. Apesar da sua pouca idade, ele vai contribuir muito”
Cid Gomes
Governador do Ceará
” Ele terá um papel extremamente relevante para o Judiciário brasileiro. Ele trará uma renovação para o STJ. Sua grande experiência como procurador, como advogado só tem a agregar para o Judiciário. E sempre é importante a renovação e as ideias e propostas novas que ele trará para o STJ”
Roberto Gurgel
Procurador da República
“Espero que ele seja tão bem- sucedido no STJ como foi em todas as outras instituições e atividades que trabalhou. Ele tem muita experiência a contribuir para todos nós. Agora, três cearenses integram essa Corte. Pessoas de extremo preparo que trazem a contribuição do Ceará para o Judiciário brasileiro”
Cesar Asfor Rocha
Presidente do STJ
“Raul Araújo Filho chega ao STJ com 30 anos de carreira. É um brilhante desembargador, que sempre está ao lado do que é novo, das mudanças. É um jovem com muito talento, cultura e honorabilidade. O STJ e a Justiça brasileira, sem dúvida nenhuma, só tem a ganhar com sua chegada à Corte”
Ademar Mendes
Tribunal de Justiça Ceará