Conteúdo da Notícia

Cesar Rocha participa de videoconferência sobre modernização do Judiciário

Ouvir: Cesar Rocha participa de videoconferência sobre modernização do Judiciário

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, participou, na tarde desta quarta-feira (12), de videoconferência sobre modernização, transparência e ética judicial com dirigentes da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Banco Mundial e das Supremas Cortes da Argentina, Chile, Costa Rica, Paraguai e Uruguai. Por quase 30 minutos, o presidente falou sobre o processo de virtualização do STJ e respondeu a uma série de perguntas formuladas pelos participantes.
Durante a conferência, Cesar Rocha exaltou o interesse que o projeto ?STJ na Era Virtual? vem despertando no Judiciário mundial e sua importância no combate à morosidade da Justiça. Ele ressaltou que a iniciativa conectou o STJ a todos os demais tribunais do país para o envio de recursos no formato eletrônico, possibilitando a automação de julgamentos em todos os órgãos julgadores do Tribunal e o aprimoramento da gestão administrativa da Corte.
Segundo o ministro, graças à virtualização, em poucos minutos os processos são recebidos, registrados, autuados, classificados e distribuídos aos relatores com total segurança. Destacou ainda que a remessa virtual garante mais transparência à atividade jurídica e amplia o acesso ao Judiciário, já que o arquivo digital pode ser acessado pelas partes de qualquer lugar do mundo, pela internet.
Além de todos esses benefícios, Cesar Asfor Rocha informou que, com a transformação dos processos físicos em arquivos digitais, o Superior Tribunal de Justiça recuperou cerca de 30% de sua área útil, espaço que vinha sendo ocupado por pilhas e pilhas de papel.
Nos próximos dias 4 e 5 de agosto, o STJ sediará uma conferência internacional sobre o tema promovida pelo Banco Mundial. Para Cesar Rocha, a realização de eventos dessa envergadura é importante para divulgar as experiências bem-sucedidas em todo o mundo e manter acesa a chama da modernização e da transparência do Judiciário.