Conteúdo da Notícia

Psicopatologias relacionadas à atividade policial é tema de palestra promovida pela Assistência Militar

Psicopatologias relacionadas à atividade policial é tema de palestra promovida pela Assistência Militar

Ouvir: Psicopatologias relacionadas à atividade policial é tema de palestra promovida pela Assistência Militar

A coordenadora do Centro de Atenção Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Rebeca Moreira Rangel, ministrou, na tarde dessa terça-feira (24/10), palestra para policiais e bombeiros que integram a Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Durante o evento, a palestrante falou sobre os problemas psicológicos mais comuns que acometem militares da área da segurança pública. Ela destacou que as causas mais frequentes de afastamento são em decorrência de doenças ortopédicas e psicológicas.
A psicóloga explicou que as causas das psicopatologias em PMs e bombeiros está associada ao alto nível de exposição à agressão física e acidentes; esgotamento e a depreciação do profissional pela mídia.
A profissional abordou também sintomas físicos e psicológicos relacionados ao estresse, ansiedade, fobias, pânicos, transtornos pós-traumáticos entre outros problemas.
O chefe da Assistência Militar, tenente-coronel Clauber de Paula, afirmou que a palestra “irá ajudar para que o trabalho seja desenvolvido com mais eficiência, com o policial melhor preparado e prevenindo aquilo que pode afetá-lo negativamente”.
Rebeca Moreira ressaltou que muitos deles só vão buscar cuidados quando estão no limite. “E esse momento tem o objetivo de falar um pouco sobre adoecimento, suicídio e as psicopatologias que mais acometem policiais e bombeiros, trazendo uma reflexão. É um momento dentro do trabalho que os faz pensar que a vida não é só trabalho”.
A iniciativa faz parte de uma série de capacitações que a Assistência iniciou em setembro para os militares que atuam pela 3ª Companhia de Policiamento de Guarda (CPG) e 8ª Seção dos Bombeiros. Segundo o tenente-coronel, o objetivo é promover, durante a atual administração do TJCE, treinamentos constantes sobre temas relevantes e que envolvam o exercício da função.