Conteúdo da Notícia

Foto Por: LUIZ SILVEIRA/CNJ

Projetos de valorização da mulher no TJCE são apresentados em Brasília durante evento sobre participação feminina no Judiciário

Ouvir: Projetos de valorização da mulher no TJCE são apresentados em Brasília durante evento sobre participação feminina no Judiciário

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participou da 2ª edição do evento “Mulheres na Justiça”, realizado em Brasília, com debates sobre a participação feminina no Poder Judiciário brasileiro. Durante a iniciativa, houve apresentação dos projetos “Fortalecimento ao Enfrentamento à Violência Doméstica” e “Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas”, desenvolvidos pelo TJ cearense.

Essas iniciativas foram apresentadas, nessa quarta-feira (30/08), pela juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, no Painel 4, que tratou do protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança para enfrentar a violência contra magistradas e servidoras do Judiciário. A magistrada afirmou que as duas iniciativas fazem parte da Estratégia de Transformação Digital do TJCE.

Durante a apresentação, o Programa Justiça pela Mulher da Justiça, uma das entregas do projeto de Fortalecimento ao Enfrentamento à Violência Doméstica, que objetiva fortalecer o enfrentamento da violência contra magistradas e servidoras, foi ressaltado. A juíza explicou que a ação “busca promover o atendimento integral e humanizado das partes envolvidas no contexto da violência doméstica, sobretudo acolhendo e acompanhando as vítimas”. Saiba mais AQUI. Já o Programa de Fortalecimento das Lideranças Femininas do TJCE, tem a finalidade de “promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres para que assumam papéis de liderança”. Mais detalhes AQUI.

Nessa quinta-feira (31), a desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro, ouvidora-geral do TJCE, atuou como coordenadora, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da oficina “Participação Feminina nos Tribunais Superiores”.

O “Mulheres na Justiça” 2023 é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir novos Rumos da Resolução nº 255/2018, que criou a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Judiciário. Os objetivos são disseminar conhecimento e resultados de pesquisas sobre a participação feminina; oportunizar a troca de experiências entre tribunais e conselhos; e desenvolver, nas oficinas de trabalho, produtos para instrumentalizar a implementação da referida política. O evento ocorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com apoio também da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A Estratégia de Transformação Digital do TJCE tem o objetivo de promover mudanças profundas e estruturais, tornando a Justiça cearense mais célere e eficiente. Por meio do Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud), tem duas linhas: aprimorar os serviços oferecidos ao cidadão e fortalecer a gestão.

Agenda2030 Promojud JustiçaMulher