Conteúdo da Notícia

Projeto “Justiça no Cárcere” firma parceria com empresa para ofertar emprego a detentos

Projeto “Justiça no Cárcere” firma parceria com empresa para ofertar emprego a detentos

Ouvir: Projeto “Justiça no Cárcere” firma parceria com empresa para ofertar emprego a detentos

O Projeto “Ação Concentrada: Justiça no Cárcere”, que levará prestação jurisdicional ao Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), a partir desta segunda-feira (26/11), ganhou a adesão de mais um parceiro. A empresa Romazi, fabricante de materiais elétricos, irá participar da iniciativa, oferecendo 15 oportunidades de trabalho para detentos beneficiados pelo mutirão.

A parceria foi firmada na tarde dessa quarta-feira (21/11), em reunião realizada no Fórum Clóvis Beviláqua. A coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Lara Siebra, explicou que será montada uma célula de trabalho na sede da Defensoria Pública, onde os apenados vão atuar na montagem de peças. “Esperamos que este seja só o início de um trabalho que perdure e seja bom para as duas partes. Assim, buscamos também contribuir para a melhoria das condições sociais e para a paz na cidade”, afirmou.

A juíza titular da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza e coordenadora do Programa Começar de Novo no Ceará, Maria das Graças Almeida de Quental, ressaltou a importância da parceria. “Temos buscado sensibilizar os empresários para que ofereçam oportunidades aos presos e egressos e ficamos muito felizes com essa adesão. Tenho certeza de que esse é o melhor caminho para recuperar a dignidade dessas pessoas e melhorar a segurança”.

Também participaram da reunião os juízes titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista; a diretora de secretaria da 1ª Vara de Execução Penal, Michele de França Silva; o coordenador-adjunto da Coordenadoria de Inclusão Social de Presos e Egressos da Secretaria de Justiça e Cidadania, Rodrigo Moraes; o diretor do IPPOO II, major Plauto Roberto; a coordenadora do Núcleo Especial em Execução Penal da Defensoria Pública, Aline Miranda; a coordenadora da Pastoral Carcerária, Ruth Leite Vieira; o promotor de Justiça Luiz Antônio Abrantes Pequeno; e os integrantes da equipe de projetos da Vara de Penas Alternativas, Socorro Fagundes e Marcelo Cysne.

JUSTIÇA NO CÁRCERE

O Projeto “Ação Concentrada: Justiça no Cárcere” é promovido pelas Varas de Execução Penal e de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), com apoio do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento de Processos Judiciais e da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

A partir desta segunda-feira até 30 de novembro, o projeto levará prestação jurisdicional ao IPPOO II, em Itaitinga, onde serão realizadas cerca de 300 audiências para concessão de benefícios, como progressão de regime, concessão de livramento condicional ou indulto. Haverá também encaminhamentos para vagas de empregos, cursos profissionalizantes e outras atividades educativas. O objetivo é dar celeridade ao trâmite processual, acompanhar o cumprimento das penas e contribuir para a reinserção social do preso.