Conteúdo da Notícia

Projeto Dialogar e Conciliar realiza 30 audiências no primeiro dia de atuação

Ouvir: Projeto Dialogar e Conciliar realiza 30 audiências no primeiro dia de atuação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) iniciou, nessa segunda-feira (02/05), o projeto Dialogar e Conciliar, com objetivo de auxiliar no descongestionamento de demandas de natureza cível e família. O projeto realiza audiências de conciliação e mediação, de forma remota, por intermédio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do 2º Grau, vinculado ao Núcleo. Só no primeiro dia, a equipe realizou 30 audiências.

O Cejusc teve o apoio de seis conciliadores externos além da equipe, que se dividiram em três salas nos turnos da manhã e tarde, permitindo a realização de 30 audiências oriundas de dois Juizados Especiais Cíveis (Sobral e 19º de Fortaleza). Também já aderiram à iniciativa o Juizado de Iguatu e o Cejusc de Juazeiro do Norte.

À frente do 19º Juizado Especial de Fortaleza, a juíza Marília Lima Leitão Fontoura parabenizou o Núcleo pela iniciativa. “Participar desse projeto é de grande importância para a unidade judiciária, pois a realização das audiências de conciliação pelo Cejusc irá contribuir sobremaneira para o descongestionamento da pauta de audiências e para a celeridade dos processos, efetivando o acesso à Justiça para os jurisdicionados”, explicou.

O trabalho prossegue com unidades judiciárias com competência cível, da Capital e Interior do Estado, não abrangidas por um Cejusc, que decidirem aderir.

“Enquanto voluntário me sinto honrado em fazer parte desta bela iniciativa do Nupemec. Tivemos um primeiro dia bastante proveitoso e espero continuar contribuindo cada vez mais ao longo de nossas atividades. Além de auxiliar o Judiciário, o projeto também é uma grande oportunidade de desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais, nos aperfeiçoando cada vez mais enquanto profissionais no âmbito da conciliação e mediação”, ressaltou Thiago da Silva Rocha, que atuou como conciliador.

Agenda2030