Conteúdo da Notícia

Projeto “Cozinha Mágica” engaja apenados no restaurante universitário da UFC

Projeto “Cozinha Mágica” engaja apenados no restaurante universitário da UFC

Ouvir: Projeto “Cozinha Mágica” engaja apenados no restaurante universitário da UFC

O projeto “Cozinha Mágica” possibilita que apenados trabalhem no restaurante da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizado no Campus do Pici. A iniciativa tem como objetivo alocar, no mercado da produção de alimentos, homens e mulheres que cumprem penas nos regimes semiaberto, aberto ou em livramento condicional.

Reginaldo Braga da Costa é um dos beneficiados do projeto. Ele trabalha no restaurante universitário lavando bandejas e descarregando alimentos dos caminhões. “Eu gosto muito desse trabalho. Foi uma oportunidade que eu ganhei para mudar de vida e não vou jogar isso fora”, reconhece.

O trabalho de Reginaldo, assim como dos demais beneficiados que trabalham na UFC, tem a supervisão de Jader Pereira. Segundo ele, não há tratamento diferenciado entre os funcionários. “Aqui todos são iguais, independente do que fizeram no passado”, disse.

O projeto engaja, desde fevereiro deste ano, nove apenados distribuídos entre o restaurante da UFC, no Campus do Pici, na sede da IMS – Gomes de Matos Alimentação e Serviços, em um restaurante popular no bairro Parangaba e também na lanchonete do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Para a assessora de Serviço Social, Ana Maria Freire, “o projeto é importante, pois possibilita a reinserção dos apenados no mercado de trabalho e na vida social”.

O “Cozinha Mágica” integra o programa “Um Novo Tempo”, que reúne ações de ressocialização das Varas de Execução Penal, e foi idealizado pelos juízes titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista, respectivamente. Também conta como apoio das servidoras do Núcleo de Apoio à Jurisdição de Fortaleza (NAJ), Ana Maria Freire Xavier e Waleska Kalil de Morais.