Conteúdo da Notícia

Projeto Começar de Novo já tem 36 vagas para reinserção de presos no mercado de trabalho

Ouvir: Projeto Começar de Novo já tem 36 vagas para reinserção de presos no mercado de trabalho

Pelo menos, 36 ex-detentos deverão ser encaminhados ao mercado de trabalho no Ceará como parte das atividades do Projeto ?Começar de Novo?. A ressocialização dos egressos do sistema prisional será efetivada tão logo haja as execuções das sentenças dos juízes responsáveis pela concessão dos benefícios.
Implantado no Ceará com o nome de ?Liberdade com Cidadania?, o projeto foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do Poder Judiciário em todo o Brasil por meio de resolução aprovada pelo CNJ no último dia 27 de outubro.
No Ceará, o programa conta com o apoio gerencial da Corregedoria Geral da Justiça e da Justiça Federal. A iniciativa é resultado de idéia lançada pelo juiz federal Marcelo Lobão, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um dos coordenadores do Mutirão no Ceará.
O comitê gestor do projeto no Ceará conta com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria de Assistência Social de Fortaleza, Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sebrae, Defensoria Pública do Estado e da União, Pastoral Carcerária e empresa Metal Mecânica Maia.
O programa do CNJ tem como objetivo a reinserção social e no mercado de trabalho dos presos libertados depois do cumprimento de penas, além da redução do preconceito aos ex-presidiários.
Campanha
A partir do próximo domingo (1º/11), emissoras de rádio e televisão do País começam a veicular, gratuitamente, a nova campanha publicitária do Programa Começar de Novo. As peças publicitárias em áudio e vídeo já estão disponíveis no canal do CNJ no Youtube (www.youtube.com/cnj). O material está em banner específico na página de abertura do portal do Conselho (www.cnj.jus.br), também com opções para divulgações impressas .
Com o slogan “Errar é humano. Ajudar quem errou é mais humano ainda”, a campanha será dividida em duas fases para abordar a importância e os benefícios de oportunidades de emprego para melhorar e modificar a vida dos ex-detentos. A primeira será de 1º a 27 de novembro e a segunda, de 13 de dezembro a 12 de janeiro, que mostrará o dilema: optar entre o trabalho ou o retorno ao crime.