Conteúdo da Notícia

Representantes do Executivo pernambucano conhecem programa que garante tramitação célere dos processos criminais no Ceará

Representantes do Executivo pernambucano conhecem programa que garante tramitação célere dos processos criminais no Ceará

Ouvir: Representantes do Executivo pernambucano conhecem programa que garante tramitação célere dos processos criminais no Ceará

O programa Tempo de Justiça, coordenado pelo Comitê de Governança do Estado do Ceará tornou-se referência para o Governo de Pernambuco. Representantes do Poder Executivo pernambucano estiveram, nesta terça-feira (11/02), na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Cambeba, para conhecer as ações desenvolvidas por cada órgão (Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social) que integra o programa.
Os gestores pernambucanos foram recepcionados pela coordenadora dos trabalhos no âmbito do Judiciário estadual, desembargadora Adelineide Viana, e por representantes dos demais órgãos. O presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, também esteve presente. “Sejam bem-vindos ao Tribunal do Ceará. Os resultados do programa são excelentes. Processos criminais são julgados com celeridade. Temos casos de ações resolvidas em poucos meses”, destacou o magistrado.
Durante o encontro, foi apresentada a ferramenta de informática desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Governança e Inovação da Vice-Governadoria do Ceará, que mostra um retrato atualizado do acervo de processos do “Tempo de Justiça” monitorados, de acordo com o estágio em que se encontram, viabilizando a adoção de medidas para que os feitos respeitem os prazos estabelecidos pelo comitê para cada fase processual.
Para a secretária Executiva de Gestão Por Resultados do Governo de Pernambuco, Pâmela Alves, “o painel de monitoramento do programa, que acompanha a fase de investigação criminal até o julgamento no Tribunal do Júri, é bastante interessante. Queremos levar esse sistema para nosso projeto que se chama Pacto pela Vida”.
Também visitaram o TJCE, o gerente de Desenvolvimento de Gestão Por Resultados do Governo de Pernambuco, Ryan Amorim; o gerente-geral do Núcleo de Gestão Por Resultados na Segurança de Pernambuco, Ricardo Albuquerque; e o assessor de Tecnologia de Informação da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Alan Teles.
O PROGRAMA
O “Tempo de Justiça” começou a funcionar em janeiro de 2017 e foi concebido a partir dos trabalhos do Pacto por um Ceará Pacífico. O objetivo é garantir uma tramitação célere dos procedimentos criminais referentes a crimes dolosos contra a vida, especialmente nos casos de homicídios, com autoria esclarecida, desde a fase de inquérito até o julgamento pelo Tribunal do Júri, passando ainda pelo acompanhamento de eventuais recursos ao Tribunal de Justiça.
Em 2019, foi consolidada a expansão gradativa do Programa para outras comarcas do Estado. O êxito dos trabalhos realizados na Capital, desde 2017, levaram o Comitê a empreender esforços para a implantação de forças-tarefas similares em Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
No dia 10 de março, o Comitê de Governança do Programa realizará reunião de trabalho sobre as ações realizadas.
Saiba mais sobre o assunto:
Comitê do Programa Tempo de Justiça realiza balanço das ações de 2019