Conteúdo da Notícia

Programa “+ Interior” do TJCE instala 190 novos computadores em 63 comarcas

Programa “+ Interior” do TJCE instala 190 novos computadores em 63 comarcas

Ouvir: Programa “+ Interior” do TJCE instala 190 novos computadores em 63 comarcas

De maio a julho deste ano, foram instalados 190 novos microcomputadores em unidades judiciais localizadas em comarcas do Interior do Estado. Só nesses três meses, já foram contempladas 63 comarcas, que tiveram todos os equipamentos antigos substituídos por modelos novos e com configuração mais avançada.
Dessa forma, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem buscando proporcionar estrutura tecnológica adequada à chegada do sistema de videoconferências e do processo eletrônico, em expansão para o Interior do Estado.
Atualmente, todas as 184 comarcas do Ceará já estão aptas a realizar audiências por videoconferência e 84 delas, 44% do total, já estão com Sistema de Automação da Justiça (SAJ) eletrônico implantado. Também está em andamento a digitalização do acervo processual dessas unidades, com previsão de término em agosto de 2020.
A secretária de Tecnologia da Informação (Setin) do TJCE, Denise Norões, ressalta que os novos equipamentos garantem melhores condições de trabalho para magistrados e servidores, contribuindo para o aumento da produtividade. Ela cita, por exemplo, a chegada dos microcomputadores com tela adicional, que facilitam a visualização e movimentação dos processos eletrônicos.
As ações fazem parte do “+ Interior”, programa lançado pela Presidência do TJCE em maio deste ano e que prevê o investimento de mais de R$ 30 milhões em melhorias estruturais nas comarcas do Interior do Estado. O programa envolve obras de construção e reforma, climatização e troca de mobiliário em Fóruns do Interior, além do aprimoramento do parque tecnológico.