Conteúdo da Notícia

Programa de Saúde do Trabalhador realiza palestras sobre “Aposentadoria: um novo começo”

Programa de Saúde do Trabalhador realiza palestras sobre “Aposentadoria: um novo começo”

Ouvir: Programa de Saúde do Trabalhador realiza palestras sobre “Aposentadoria: um novo começo”

O Programa de Saúde do Trabalhador (Prost) da Universidade de Fortaleza (Unifor) em parceria com a Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, está realizando um ciclo de palestras sobre o tema “Aposentadoria: um novo recomeço”. Os encontros, que ocorrem às segundas-feiras, tem à frente a facilitadora do Prost, Lia Almeida Gomes.
As atividades tiveram início no último dia 22, com a participação de um professor de educação física que falou sobre cuidados com o corpo. Na tarde dessa segunda-feira (29/10), o assunto foi cuidados com a alimentação que as pessoas devem ter em todas as fases da vida, principalmente quando se tornam idosas (acima de 60 anos).
Na ocasião, a professora do curso de Nutrição da Unifor, Fátima Antunes, juntamente com estudantes do módulo de Nutrição e Envelhecimento, estiveram no Fórum para aferir o peso e a altura dos servidores participantes da palestra e dar diagnóstico (magreza, eutrofia e excesso de peso) por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), levando em consideração também a idade deles.
Além disso, a professora abordou os pilares do cuidado com o idoso: lazer, hidratação, alimentação adequada e equilibrada, a importância do autocuidado e automonitoramento como forma de prevenir doenças e buscar a longevidade com qualidade de vida, a necessidade da prática de atividade física e o controle do estresse. “Nós não queremos nos tornar idosos e dar trabalho para nossos filhos. Queremos nos aposentar, mas ainda continuarmos ativos. O importante é ter longevidade com qualidade de vida”, destacou.
Ao final das atividades, os participantes receberem os dez passos para uma alimentação saudável. O servidor José Eliezio Gomes, da 1ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas, disse que “esses cursos são muito importantes, os conteúdos são muito ricos. São essenciais para servidores que estão há 30, 40 anos acostumados com a vivência do Fórum e cumprindo carga horária, pois nós temos a nossa formação. Esses encontros permitem novos conhecimentos com especialistas das áreas. Gostei bastante”.
CRONOGRAMA
Data: 05/11/2018 – Dúvidas frequentes sobre Legislação da aposentadoria
Data:12/11/2018 – Inteligência Emocional
Data: 19/11/2018 – Aposentadoria: um novo começo
Carga horária total: 5h/a
Público-alvo: servidores lotados no Fórum, que já participaram das oficinas anteriores sobre Preparação para Aposentadoria.
Fonte: FCB