Conteúdo da Notícia

Professores de universidade espanhola visitam TJCE e Fórum Clóvis Beviláqua

Professores de universidade espanhola visitam TJCE e Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Professores de universidade espanhola visitam TJCE e Fórum Clóvis Beviláqua

Os professores de Direito Ravier Manzanares Campo e Carmem Lopes Rendo conheceram, na tarde desta terça-feira (30/08), a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Fórum Clóvis Beviláqua. O juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Maraponga, acompanhou os visitantes, que são da Universidade de Oviedo, na Espanha.
Na sede do TJCE, eles conheceram o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Memorial do Poder Judiciário, o Auditório do Tribunal Pleno e as salas das Câmaras. ?Muito interessante esse método de conciliação que facilita a solução dos problemas entre as partes?, disse Carmem Lopes Rendo, após receber explicações da diretora executiva do Núcleo e assessora pedagógica da Presidência do Tribunal, Veridiana Monteiro Chaves.
Ravier Manzanares Campo destacou o acesso que as pessoas têm à Justiça brasileira. ?Aqui há muita comunicação entre magistrado, advogado e partes. Na Espanha só o advogado tem acesso ao processo?, explicou. Outro ponto que ele ressaltou foi a virtualização dos feitos judiciais. ?Estamos atrasados na Espanha. Lá não existe tramitação virtual de processo. Fortaleza é mais avançada?, reconheceu.
Os professores estão no Brasil para participar do XIII Congresso Internacional e do XVI Congresso Iberoamericano de Direito Romano, que acontecem de 1º a 3 de setembro em Belém.