Conteúdo da Notícia

Professores de Tabuleiro do Norte participam de audiência no TJCE e decidem suspender greve

Professores de Tabuleiro do Norte participam de audiência no TJCE e decidem suspender greve

Ouvir: Professores de Tabuleiro do Norte participam de audiência no TJCE e decidem suspender greve

Os professores do município de Tabuleiro do Norte, em greve há 47 dias, decidiram suspender o movimento e retornar às atividades na próxima segunda-feira (28/05). O acordo foi firmado com representantes da Prefeitura durante audiência de conciliação, realizada nesta sexta-feira (25/05), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A sessão foi conduzida pelo desembargador Francisco Auricélio Pontes.

Ao final da audiência, ficou acertado ainda que a diferença salarial, entre os professores com nível médio e aqueles que têm graduação, não será inferior a 10,75% em dezembro deste ano. Também foi decidido que a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos de Tabuleiro do Norte (Simsep) participarão de reunião, no próximo dia 4 de julho. O objetivo é realizar um estudo para ver a possibilidade de fixar a diferença em 15%, como querem os professores.

No dia 13 de julho, deve ocorrer nova audiência de conciliação no TJCE, para a apresentação do estudo e tentativa de acordo entre o ente público e o sindicato.

A GREVE

A categoria decidiu paralisar as atividades depois que a Câmara Municipal aprovou alteração no Plano de Cargos e Carreira do Magistério. Com a mudança, a diferença salarial entre os professores com ensino médio e aqueles que têm nível superior caiu de 15% para 3,4%.

Os profissionais de educação querem o retorno ao patamar anterior. Já a Prefeitura alega não poder aumentar o vencimento dos graduados sob risco de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).