Conteúdo da Notícia

Privilégios do poder não estão só no Congresso

Ouvir: Privilégios do poder não estão só no Congresso

09.05.09
Política Pág.32
Empregada doméstica paga com dinheiro público, assessor que recebe salário sem pisar no gabinete do chefe, passagens aéreas distribuídas para amigos, parentes e agregados. Notícias sobre as peripécias de parlamentares com suas verbas extrassalariais viraram comuns nos últimos meses e estremeceram seriamente a imagem do Congresso Nacional. Deputados federais e senadores não são, contudo, os únicos favorecidos pelo amplo leque de benefícios disponibilizado para aqueles que exercem cargos-chave na estrutura do Poder Público.
Nas últimas duas semanas, O POVO trabalhou no mapeamento dos benefícios a que têm direito os principais agentes políticos do Ceará. Onze entidades municipais, estaduais e federais sediadas em Fortaleza foram indagadas sobre a remuneração e os privilégios relativos ao exercício dos cargos de suas cúpulas.
A lista de benefícios é extensa. Além de alguns disponíveis até mesmo aos funcionários ?comuns? do serviço público, como vale-alimentação e plano de saúde, as vantagens do poder incluem: residência institucional, auxílio-moradia, carro oficial, passagens aéreas, jatinho, cartão corporativo, telefone institucional, segurança, verba de gabinete, verba de desempenho parlamentar, auxílio-paletó.
Transparência
No material publicado hoje, você confere as informações relativas ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Fortaleza, Tribunal de Justiça, além das entidades federais que têm sede administrativa no Ceará: Banco do Nordeste (BNB), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A Prefeitura de Fortaleza não respondeu.
> Amanhã, confira quanto ganham e quais os benefícios a que têm direito os conselheiros dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e a procuradora-geral de Justiça, chefe do Ministério Público Estadual.