Conteúdo da Notícia

Pretendentes a adoção de Russas, Baturité e comarcas vizinhas participam de curso virtual

Ouvir: Pretendentes a adoção de Russas, Baturité e comarcas vizinhas participam de curso virtual

Concretizar o sonho de adotar uma criança requer alguns compromissos por parte dos futuros pais. Um deles é a participação em cursos psicossociais e jurídicos para a habilitação dos pretendentes no Sistema Nacional de Adoção (SNA). Por conta da pandemia da Covid-19, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem promovendo os treinamentos na modalidade virtual e, neste mês, moradores da 4ª e da 10ª Zonas Judiciárias, que abrangem Russas e Baturité, além das comarcas vizinhas, estão participando.

Com duração de oito horas, a capacitação é dividida em dois momentos. Nessa terça-feira (18/05), os servidores Raquelina Arruda e Deusimar Rodrigues discorreram sobre aspectos jurídicos e sociais da adoção. Também explicaram como funciona o SNA. Já nesta quinta-feira (20/05), os 36 pretendentes inscritos terão a oportunidade de conversar com famílias que já adotaram, além de profissionais voluntários que dão suporte psicossocial às famílias adotivas. 

A iniciativa é promovida pelo TJCE, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e da Coordenadoria de Educação Corporativa, em parceria com grupos de apoio à adoção, especificamente a Acalanto Fortaleza e a Rede Adotiva.

EXPERIÊNCIA

Casados há quatro anos e meio, os professores Germana Coelho da Silva Bernardo e Vicente de Paulo Melo Bernardo, de Ubajara, conseguiram vaga para ingressar na turma de maio. A impossibilidade de ter filhos biológicos acelerou um desejo do casal: adotar. 

Germana Coelho conta que procurou o Judiciário em novembro do ano passado e achava que o processo seria demorado, mas está se surpreendendo. “Já recebemos a visita da assistente social e agora estamos no curso. Amamos o primeiro dia, inclusive nos ajudou a sanar algumas dúvidas a respeito da adoção, como as etapas do processo e a questão de segurança”. 

Já a educadora física Tereza Eugenia Brito Varela e o companheiro, o servidor público Gabriel Talles Xavier Rodrigues, sempre pensaram em adotar e, no início deste ano, decidiram acionar a Justiça. Eles moram em Barbalha e também garantiram vaga na turma de maio. 

“O curso foi muito bom. Mesmo na modalidade virtual, ficou bem explicado e contamos com a paciência dos ministrantes para tirar nossas dúvidas”, relata Tereza Eugênia.

A Portaria 461/2021, que autoriza a realização de cursos telepresenciais para pretendentes a adoção, foi publicada no Diário da Justiça do último dia 16 de março. Por enquanto, duas turmas já foram capacitadas, abrangendo Iguatu, Tianguá, Juazeiro do Norte e Aracati, bem como os municípios dessas regiões. No próximo mês, serão contempladas as regiões de Crateús e Canindé. As capacitações estão programadas até novembro.

A lista dos pretendentes deve ser encaminhada à Cejai pela comarca, via malote digital ou e-mail, até, no máximo, sete dias após a data do ofício de agendamento dos cursos. É necessário que a unidade judiciária informe: nome completo do pretendente; contato telefônico de WhatsApp do pretendente; e o nome e o contato telefônico de WhatsApp do servidor que participará do curso. 

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO

O Dia Nacional da Adoção será comemorado na próxima terça-feira, 25 de maio. Em razão da pandemia, que impossibilita ações coletivas presenciais, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está mobilizando os tribunais estaduais para um Twittaço, a partir das 10h30. O objetivo é acionar uma grande rede em torno da hashtag #AdotarÉAmor e fazer a adoção ser uma das principais pautas do dia no Twitter.