Conteúdo da Notícia

Presidente do Tribunal de Justiça participa do lançamento do projeto “Ceará 2050”

Presidente do Tribunal de Justiça participa do lançamento do projeto “Ceará 2050”

Ouvir: Presidente do Tribunal de Justiça participa do lançamento do projeto “Ceará 2050”

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, participou, nesta segunda-feira (02/10), do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. Apresentado pelo governador Camilo Santana, no Centro de Eventos, em Fortaleza, o projeto traçará mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano nos próximos trinta anos.
Sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem a finalidade de avançar no sentido de atender à celeridade das demandas sociais. O Plano trata de ações para garantir a melhoria da saúde, educação, segurança pública, além de abastecimento de água e geração de emprego e renda, por exemplo.
Para o presidente do TJCE, o planejamento é essencial para uma atuação mais eficiente. “Toda organização tem que planejar. O Judiciário também busca isso. E o Governo do Estado dá um bom exemplo para as outras áreas do serviço público. Acho que o tempo, 2050, é necessário para que se tenha continuidade das políticas públicas.”

Segundo Camilo Santana, é importante a participação da sociedade na construção do Plano. “O que estamos fazendo aqui, hoje, é uma grande contribuição que vamos deixar para o Estado, nossos filhos, netos. Todos querem um Ceará sem violência, com educação e saúde melhores, mais emprego. Mas qual estratégia estamos fazendo para alcançar isso? Não tem plano, não há perspectiva de futuro, sem a participação popular. Isso é o mais importante, ouvir as pessoas que estão passando pelo problema lá na sua rua, no seu bairro, sua cidade. Vamos possibilitar que todos os cearenses possam contribuir, colaborar, para pensar o futuro do Ceará. Isso se transformará em diretrizes, independente de qual for o governo. Teremos um plano construído pelos cearenses e precisará ser respeitado”.
Durante os próximos 15 meses haverá debates com representantes de todos os setores. Essa iniciativa faz parte do “Ceará Sustentável”, um dos principais alicerces do projeto “Os 7 Cearás”, lançado em 2015.
PLANO ESTRATÉGICO DO TJCE
O TJCE, dentro do planejamento estratégico, construiu o Plano 2015/2020 do Judiciário cearense, que contempla 11 objetivos divididos em três temas: “Diálogo com a Sociedade”, “Desjudicialização de Conflitos” e “Gestão Eficiente e Participativa”. O documento foi aprovado pela Resolução nº 5/2015, do Órgão Especial.