Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE se reúne com empresários e expõe projetos na CDL

Ouvir: Presidente do TJCE se reúne com empresários e expõe projetos na CDL

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, se reuniu, nesta segunda-feira (23/11), com empresários durante almoço promovido pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Honório Pinheiro, e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Francisco Freitas Cordeiro.
Na oportunidade, o desembargador Ernani Barreira expôs o projeto de virtualização do Judiciário cearense e falou sobre o resgate da memória histórica da Justiça de nosso Estado com a criação do Museu do Judiciário estadual.
Em setembro passado, os dois dirigentes lojistas estiveram no Tribunal de Justiça e anunciaram apoio à construção do museu. ?Um Estado só pode se desenvolver com a construção de sua memória. Esse resgate proposto pelo Tribunal de Justiça à memória de Clóvis Beviláqua e a de outras personalidades jurídicas cearenses é muito importante e nós, que fazemos a Federação do Comércio Lojista do Estado, estamos aderindo ao projeto e queremos trabalhar para que ele seja rapidamente concluído?, destacou o empresário Honório Pinheiro.
Naquela ocasião, o presidente da CDL, Francisco Freitas Cordeiro, afirmou que a contribuição da entidade será, em um primeiro momento, na divulgação e na convocação da sociedade para participar do projeto de construção do Museu. ?Serão identificados, posteriormente, outros pontos em que a Câmara poderá participar. Estamos aqui para somar esforços na concretização dessa iniciativa?, frisou.
O desembargador Ernani Barreira Porto considera que ?toda a sociedade deve se engajar nesse projeto porque se trata de um importante resgate da memória histórica da Justiça de nosso Estado?, afirmou.
O Museu será construído no antigo Palácio da Justiça, localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.200, no Centro. O equipamento contará com espaço para a exibição de filmes e exposição de peças e obras relativas ao Judiciário cearense. Haverá ainda um mausoléu que será erguido em homenagem ao jurisconsulto cearense Clóvis Beviláqua, autor do projeto do Código Civil Brasileiro de 1916, falecido em 26 de julho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro.