Conteúdo da Notícia

Missa na Catedral e cerimônia no TJCE marcam posse dos novos desembargadores

Ouvir: Missa na Catedral e cerimônia no TJCE marcam posse dos novos desembargadores

A posse dos oito novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) ocorrerá nesta quinta-feira (26/11), às 16h, no auditório do Tribunal Pleno. Mais cedo, às 9h, será celebrada missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Anteriormente, o horário da posse estava marcado para às 9 horas.
Os desembargadores foram escolhidos na última quarta-feira (18/11), durante sessão extraordinária do Pleno. Foram promovidos ao cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, os juízes de Direito de Entrância Final, Clécio Aguiar de Magalhães, da 14ª Vara de Família; Francisco Barbosa Filho, titular da 18ª Vara Cível; Francisco Auricélio Pontes, da 13ª Vara de Família; e Wilton Machado Carneiro, titular da 2ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária.
Pelo critério de merecimento, ascenderam ao cargo de desembargador os juízes de Direito Francisco Suenon Bastos Mota, da 2ª Vara da Infância e Juventude; Paulo Timbó Magalhães, da 8ª Vara Criminal; Emanuel Leite Albuquerque, da 22ª Vara Cível; e Sérgia Maria Mendonça Miranda, da 19ª Vara Cível.
O ato solene ocorrerá no auditório do Tribunal Pleno, com a presença dos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário, além de familiares e amigos dos novos magistrados.
O desembargador Francisco Suenon Bastos Mota será o orador em nome dos outros desembargadores que tomarão posse. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira Porto, fará a saudação em nome do Poder Judiciário cearense.
Antes da posse, às 9 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, será celebrada missa em ação de graças, tendo como celebrante o Monsenhor João Jorge, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza.
Os novos desembargadores deverão integrar a 5ª e a 6ª Câmaras Cíveis, criadas através do Assento Regimental nº 31/2009, publicada no Diário da Justiça do dia 1º de outubro de 2009. As sessões ordinárias das novas Câmaras serão a partir das 8 horas e 30 minutos das quartas-feiras.
O Assento Regimental assegura aos atuais desembargadores integrantes das Câmaras Cíveis e Criminais a remoção para uma das duas novas Câmaras. A 5ª e a 6ª Câmara serão instaladas após a posse dos novos desembargadores.