Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE realiza videoconferência com juízes e anuncia ações para aumentar produtividade

Presidente do TJCE realiza videoconferência com juízes e anuncia ações para aumentar produtividade

Ouvir: Presidente do TJCE realiza videoconferência com juízes e anuncia ações para aumentar produtividade

O uso da videoconferência tem se tornado cada vez mais frequente no Judiciário cearense. Além de facilitar a realização de audiências, o sistema é adotado em reuniões administrativas, como ocorreu nesta sexta-feira (26/07) entre o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, e juízes das Comarcas de Crato, Juazeiro, Barbalha e Brejo Santo, na Região do Cariri.
O objetivo do encontro virtual foi anunciar ações para impulsionar a produtividade das unidades judiciárias da região. Entre as medidas está a ampliação da jornada de trabalho de 16 servidores, que têm estendido o expediente em uma hora todos os dias.
Além disso, o presidente informou que, a partir desta segunda-feira (29/07), 33 profissionais do Núcleo de Produtividade Remota passarão a trabalhar, exclusivamente, nos processos da Secretaria Judiciária Regional do Crato, Juazeiro e Barbalha (Sejud/Crajubar). O reforço terá duração de 30 dias, havendo possibilidade de prorrogação, caso necessário.
O desembargador Washington Araújo pediu que, nas próximas quatro sextas-feiras, os servidores das varas trabalhem exclusivamente nas ações da Sejud. “Primeiro, fazendo as baixas, porque houve acréscimo de cerca de 10% da produtividade. Depois, deverão ajudar na confecção dos expedientes, complementando o trabalho que será realizado pelo Núcleo a partir da próxima segunda-feira. Estimamos que, em 45 dias, seja possível zerar o estoque”, destacou.
A reorganização administrativa da Sejud/Crajubar, para que o funcionamento esteja alinhado à Sejud Estadual, foi outro assunto da reunião. Ainda foi anunciado que, em breve, o Núcleo de Produtividade Remota passará a atuar em algumas unidades da região.
Para o juiz Marcelino Maciel, diretor do Fórum de Barbalha, “a experiência foi muito proveitosa, principalmente porque uma reunião dessa envergadura, com a Presidência, implicaria gasto de tempo e deslocamento. Agora não, a ferramenta possibilitou uma excelente comunicação virtual”. O magistrado afirmou que já vem utilizando a videoconferência em audiências de processos cíveis e criminais que tramitam na 2ª Vara, da qual é titular.
Além do desembargador Washington Araújo, participaram da videoconferência, em Fortaleza, o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Alexandre Sá; o superintendente da Área Judiciária, Nilsiton Aragão; o secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal, Sérgio Mendes; e o titular da Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau do Estado, Wilton Bessa.