Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE destaca programa  “Um Novo Tempo” durante reunião na Fiec

Presidente do TJCE destaca programa “Um Novo Tempo” durante reunião na Fiec

Ouvir: Presidente do TJCE destaca programa “Um Novo Tempo” durante reunião na Fiec

A chefe do Judiciário cearense, desembargadora Iracema Vale, esteve reunida na tarde desta segunda-feira (04/04), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, para tratar da inclusão da Federação na contratação de apenados e egressos do sistema carcerário. Na ocasião, também participaram do encontro os juízes Luciana Teixeira de Souza e César Belmino Barbosa Evangelista Júnior, titulares da 2ª e 3ª Varas de Execuções Penais de Fortaleza.
Durante a reunião, os magistrados exibiram vídeo mostrando o programa “Um Novo Tempo”, que atende apenados em livramento condicional ou cumprem penas nos regimes aberto e semiaberto. Os assistidos contam com benefícios como trabalho remunerado, estudo, capacitações profissionais, acompanhamento psicossocial e encaminhamentos para tratamentos psicológicos.
A desembargadora Iracema Vale afirmou na ocasião que o programa é “uma das melhores iniciativas do Judiciário cearense”. Ela destacou que o programa recebeu em 2015 o prêmio de responsabilidade social do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon).
A juíza Luciana Teixeira explicou que a reunião teve como objetivo propor uma parceria entre o Judiciário e a Federação das Indústrias para abertura de oportunidades de emprego a apenados. Também informou que no mês de maio serão beneficiadas 470 pessoas pelo programa.
Para o juiz César Belmino, uma parceria com a Fiec “daria mais credibilidade à iniciativa”, possibilitando a criação de novas vagas. Ele ressaltou ainda que, “quanto maior for o número de beneficiados, maiores são as chances de diminuição da violência”.
Após ouvir a exposição dos magistrados, o empresário Beto Studart elogiou o trabalho. “É louvável ver o Judiciário envolvido com essa iniciativa, que não busca prender, mas soltar com responsabilidade”, reconheceu. Ele disse que o próximo passo será a promoção de reunião com os filiados da federação para explicar o programa. “Agora vamos levar a todos os industriais para que eles possam conhecer a fundo o programa”.